Democracia e bom-senso

A propósito do referendo em que os suiços derrotaram claramente uma proposta para aumentar o salário mínimo, um leitor entendeu que se tratava de generalizar o bom-senso como uma caracteristica inata dos eleitores suiços. Existindo certamente eleitorados com um histórico de bom-senso bastante superior a outros, esclareço que nunca pretedi divinizar os suiços ou a sua prática referendária.

Generalizando (agora sim), uma eleição democrática permite establecer, através da agregação dos votos individuais e de forma clara e pacífica, as propostas vencedoras e derrotadas. Mas a sua virtude termina aí nada permitindo aferir quando à qualidade das mesmas. É claro que há quem pretenda fazer depender a democracia de determinados desfechos eleitorais. Uma confusão que, a prazo, só pode alimentar os sentimentos anti-democráticos e aproveitar a despotas iluminados.

2 pensamentos sobre “Democracia e bom-senso

  1. JS

    Valorizando as diferentes formas de democracia, em diferentes Países, pelos seus frutos, ou seja, o bem estar dos respectivos cidadãos, o sistema democrático em Portugal sai muito mal de essa fotografia rezam vários estudos.
    Claro que há quem considere uma larga afluência dos cidadãos às urnas -não a proximidade e controlo da representatividade, bem assim como a fiscalização da acção dos eleitos- o grande objectivo da democracia. Nem que seja à força da lei

    Por outro lado, mesmo que todos os eleitores portugueses inscritos nas eleições para o Parlamento Europeu, abstenção zero, votassem no mesmo partido -cá está, partidos, não candidatos- isso iria alterar o que quer que fosse na longíqua europa?.

    Aparentemente há mesmo democracias mais democratas que outras.
    Ps- “Bom-senso é o que eu tenho e os outros não”.

  2. lucklucky

    Se se vota pelo ordenado minímo porque não se vota por exemplo obrigatoriedade de sexo pelo menos uma vez por dia/semana/mês etc semana para quem está casado?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.