À espera do banquete orçamental

Hagar_The_Horrible

“saída limpa”: saída de quê? “limpa” porquê? de Pedro Pita Barros (Momentos Económico)

O que houve ontem foi o anúncio do fim formal do programa de ajustamento sem seguro formal para o próximo ano. Tudo o resto permanece igual. Ou quase tudo. A capacidade de “fazer asneira” é agora maior, pela ausência de um crivo público permanente (o acompanhamento privado da troika será sempre menos “pressionante”). A existência de um compromisso com um caminho orçamental, como foi feito na Irlanda, deveria ser parte de um “seguro” nesta saída, não está presente.

Veremos o que a proposta de orçamento do estado para 2015 nos irá reservar, uma vez que dentro de dias, aposto, começarão a surgir os habituais “comensais” do banquete do orçamento a procurar a sua fatia, de preferência recuperando os sacrifícios dos últimos três anos.

2 pensamentos sobre “À espera do banquete orçamental

  1. Pingback: Adiado sine die (2) | O Insurgente

  2. povão

    NOTAS SOBRE O DISCURSO DE PPC
    Não é verdade que o “País inteiro” tenha celebrado os 40 anos do 25 de Abril . “E da nossa Democracia” mentirosa …
    O que o Povo português alcançou há 40 anos mudou o País mas tal com o descreve Marcelo Caetano (X) . E não é verdade que PPC tenha contribuído para “um Estado Social forte” e “uma economia social de mercado próspera “ . E também não é verdade que “Não foi este Governo que provocou e depois pediu o resgate financeiro ” . Como também não é verdade que PPC
    tenha posto “o País de pé outra vez” . O português (?) PPC também tem memória curta . Na verdade , com a danosa colaboração de Cavaco , Sócrates endividou o País . Assim , Cavaco para ser reeleito , MFL e PPC aprovaram os sucessivos orçamentos de Sócrates . Aprovaram o PEC 1 , o PEC 2 e o PEC 3 . Cavaco já reeleito , danosamente reprovaram o PEC 4 .
    O Governo caiu como previsto pelo PSD . Com um vergonhoso chorrilho de mentiras , PPC é eleito PM neste País sem vergonha !… A reeleição de Cavaco custou-nos a actual desgraça … Hipocrisia o PSD esquecer que , e no seu próprio interesse futuro , também assinou o doloroso acordo com a troika . E não é verdade que PPC tenha conseguido “estancar a divida “ . Pelo contrário , ora muito maior do que aquela de Sócrates . E com a atual obsessão pelos mercados vamos ter mais do mesmo … E PPC omite que teremos uma outra “troika” à perna durante mais de 20 anos até pagarmos uma divida impagável !… Assim , apenas uma falsa “autonomia” .
    Os desempregados , os pensionistas , os funcionários públicos e sobretudo os jovens , serão os eternos sacrificados .
    Escandalosamente , o que não acontece com as elites politicas.
    Morrer ou emigrar , eis a questão ,
    Saímos do “Programa de Ajustamento” sem recorrer a qualquer
    “Programa Cautelar” , não por mérito próprio mas sim por alteração das regras financeiras do BCE . E PPC omite ainda o ónus financeiro de um empréstimo de 15 mil milhões de euros que lhe permitirão gerir o seu quadro eleitoral de 2015 .
    (X)
    “Em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. Para uma Nação que estava a caminho de se transformar numa Suiça, o golpe de Estado foi o princípio do fim. Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crónica e a emigração em massa”.
    E acrescenta:
    “Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores, ministros e até presidentes de República”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.