Sondagens Das Eleições Europeias

Abaixo estão duas imagens com os resultados de duas sondagens – Aximage e Eurosondagem respectivamente. Aparentemente, o PS não consegue fazer capitalizar a estratégia da “política de empobrecimento” e da sua alternativa – que além da “solidariedade europeia” não se percebe bem qual é. É de salientar que apesar de todas medidas forçosamente impopulares, da cobertura mediática desproporcionalmente negativa em relação ao governo actual, e dos vários “tiros nos pés”, os partidos do governo ainda conseguem manter um eleitorado muito significativo.

Aximage

sondagem-europeias-08b5

Anúncios

6 pensamentos sobre “Sondagens Das Eleições Europeias

  1. PGL

    A verificar-se esta tendência, confirma-se que afinal a grande maioria dos cidadãos portugueses estão, de alguma forma, de acordo com a evolução das politicas do estado dos ultimos anos. Alguns dão carta branca e delegam nos restantes eleitores a resposabilidade das suas escolhas (abstenção e nulos/brancos) e outros votam nos habituais responsáveis governativos (PS/PSD/CDS). É a unica leitura de um resultado desta natureza e temos de aceitar, pois é o resultado de eleiçoes livres e universais. Em democracia, os cidadãos têm a responsabilidade de escolher os seus representantes, caso contrário, terão de aceitar os eleitos de quem escolheu por eles e os resultados da respectiva actividade governativa.
    Desta forma, não damos força ao nascimento de novas correntes partidárias (da direita à esquerda) que iniciem novos processos de renovação da politica em Portugal. Tivemos alguns sinais deste fenómeno nas autarquicas, mas é preciso acelerar a renovação.

  2. rmg

    Pelo que me dei conta até agora as “renovações” verficadas quando das autárquicas rápidamente ganharam os tiques característicos das velhas correntes partidárias .

    Assim , na dúvida para uns ou na certeza antecipada para outros , os eleitores vão pelo que já conhecem mesmo que não gostem muito , talvez seguindo a máxima de que para se ficar desiludido é preciso ter ilusões .

  3. Alexandre Carvalho da Silveira

    Há uma situação que me intriga comparando as duas sondagens: as percentagens dos partidos de esquerda são muito parecidos em ambas as sondagens, mas em relação à direita existe uma enorme discrepância: na Eurosondagem PSD+CDS têm 32,1%, mas na Aximage têm 39% (33,3%+5,7%). Qual delas é que está mais próxima da verdade?
    Em todo o caso, dando ambas as sondagens percentagens muito parecidas para os partidos da esquerda, e uma diferença de 7% para os partidos da direita, parece que há aqui alguma coisa que não bate certo, não é?

  4. tina

    Alexandre, também reparei nisso. E o que me intriga também é haver tão poucas sondagens. Normalmente, antes das eleições, são umas sondagens atrás de outras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.