Pelo deputado comunista António Filipe.
No léxico comunicacional dominante, o “regime” é um exclusivo dos países que quem manda nos media decidiu hostilizar.
A Coreia do Norte tem regime, mas a Coreia do Sul não tem. Na América Latina há um regime e meio. Cuba tem sempre um regime. A Venezuela tem dias: quando se trata de atacar a legitimidade do Governo de Nicolas Maduro, há o regime de Nicolas Maduro. Quando se trata de celebrar acordos comerciais com a Venezuela, já não há regime. No resto das Américas, ainda não há regimes, mas há países que, pelas orientações progressistas que prosseguem, ainda se arriscam a ter regime.
Em África, há um sector dos media que elege Angola como um dos poucos países africanos que tem regime. O regime de Eduardo dos Santos. Na CPLP, mais ninguém tem regime. E mesmo Angola, tem dias. O Zimbabwe de Mugabe passou por uns tempos em que tinha regime, mas tem andado esquecido. Deixou de ser uma prioridade mediática e perdeu o regime, até ver.
No Médio Oriente, só há dois regimes: o da Síria e o do Irão. Felizmente para o Katar, para o Bahrem, ou para a Arábia Saudita, que aí não há regimes. Como já não há regimes no Iraque ou na Líbia. Aí a situação conheceu uma grande mobilidade. Sadam e Kadafi viveram muitos anos no poder sem ter regime. Mas um belo dia passaram a ter regime e foram apeados pelas armas para que os respectivos países deixassem de ter regime. Hoje já não há regimes nesses países.
Eu lembro-me do “Bush regime”, um progressista pelos vistos.
https://www.bancocarregosa.com/gobulling/pt/noticias/arabia-saudita-vai-ajudar-egipto/
“Regime Saudita”. Outros progressistas como a Coreia do Norte.
Está excelente este artigo do sr Filipe, sim senhor. Gostei.
Por acaso, não consigo discordar.
onde se lê regime devia ler-se ditadura. Os media branqueiam as ditaduras comunistas e os tipos em vez de agradecerem ainda se queixam.
Este filipe dá a volta às palavras.
Fica contente e sorri.
Regime = ditadura
E bem estar como na Koreia, china, Cuba, Vietenam e Laos onde abunda o mel e as amplas liberdades de estarem calados ou irem para as masmorras
Grande filipe. Está na altura de mudares as lentes