Hollande, Um Socialista Acelerado

E o Presidente francês, que se candidatou para acabar com a austeridade e pôr os ricos a pagar a crise, confirmou aquilo que já todos suspeitavam; uma volta de 180 graus em termos de política económica. Resumindo, Hollande veio anunciar que vai baixar drasticamente a despesa pública, reduzir o peso do Estado na economia, cortar na Segurança Social e, por outro lado, baixar os impostos para as empresas, reduzir a burocracia e cortar nos custos de trabalho.

E na conferência, os jornalistas ainda questionaram a inspiração ideológica do Presidente francês: ainda é socialista? É um social-democrata ou passou a ser um social-liberal? Hollande responde com a seguinte frase: “Não se trata de inflectir o sentido da marcha mas de acelerar a marcha.” É caso para dizer que um socialista acelerado ainda arrisca a transformar-se num liberal.

A economia francesa está assente em dois pilares: a despesa do Estado representa 57% do PIB, uma das mais altas do mundo, e a carga fiscal 45% do PIB, a par da Bélgica, a mais elevada do euro. O problema de Hollande é que com a economia estagnada – uma realidade que não conseguiu inverter – não há carga fiscal ou ideologia que aguente tamanha despesa.

Via Público Online (destaques meus). Parafraseando a Margaret Thatcher – “O socialismo dura até se acabar o dinheiro dos outros“. Estou curioso em relação à reação do Tó Zé Seguro.

SeguroHollande

10 pensamentos sobre “Hollande, Um Socialista Acelerado

  1. Surprese

    Depois dos insultos de Soares, das histórias inventadas de Sócrates, mais um prego no caixão do PS português.

  2. JP

    Se um qualquer “Relvas” e ministro andasse a acasalar por fora num apartamento propriedade de um Mário Machado, o caso seria neo-liberal, de Estado e de cristalino melindre, exigindo demissão imediata do sujeito. Como é socialista e a propriedade do imóvel é de um conhecido mafioso, trata-se de um problema privado, a que se deve dedicar o maior silêncio possível.

  3. lucklucky

    “O ‘crescimento’ de que ele falava era no número de mulheres.”

    Se Hollande se converter ao Islamismo pode ficar com as três… :)))))

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.