A Venezuela Torna-Se Finalmente Comunista

Maduro“Na Sexta-Feira passada, Maduro aprovou duas leis que finalmente acabaram com o mercado livre na Venezuela. A primeira lei, com o nome Orwelliano de “Lei Para a Protecção da Família Venezuelana e Controlo de Custos e Preços” obriga todas as empresas na Venezuela – grandes e pequenas – para submeterem as suas margens de lucro para aprovação junto do director (que por acaso é um general do exército) do recém criado Conselho Económico.

A Segunda Lei cria o “Centro Nacional do Comércio Internacional” que deterá o monopólio de todas as importações Venezuelanas. As empresas privadas só serão autorizadas a operar apenas como distribuidoras e retalhistas do “Centro Nacional do Comércio Internacional”. (fonte)

Moral da história: não existe problema tão mau criado pelo estado que não possa ser usado como desculpa para o mesmo estado criar um problema ainda pior.

Anúncios

16 thoughts on “A Venezuela Torna-Se Finalmente Comunista

  1. FilipeBS

    O Maduro quer levar a Venezuela ao Guiness dando uma cabazada à actual detentora do record mundial de “país mais suicída do mundo”: A Coreia do Norte.

  2. Cada vez mais me convenço que estes castro-chavistas são agentes ao serviço do “imperialismo yankee”… Tomar o poder no país com as maiores reservas de combustíveis fosseis do mundo e arruinarem-no em poucos anos só está ao alcance de sabotadores com classe. Maduro, Diosdado Cabello ou Elias Jaua estão a dar um contributo inestimável pela vacina com que inoculam o mundo inteiro contra o vírus vermelho. Um grande Bem-Hajam!

  3. Francisco Colaço

    Sérgio Costa,

    Não o acompanho no «bem-hajam» embora compreenda o que quis dizer. Infelizmente, milhões de venezuelanos sentirão na pele os efeitos de tanta libertação «patriótica e de esquerda» (ou, em outras palavras, nacional e socialista).

    A Grilheta e Miséria Internacional (representada em Portugal na Soeiro Pereira Gomes) vai estrampalhar aquele país.

  4. paam

    Os Venezuelanos vão ter uma grande Natal e um óptimo Ano Novo, com os militares a ocuparem os lojas e forçarem os comerciantes a vender os seus produtos com “descontos” que podem chegar aos 80%.

    Infelizmente vão ser surpreendidos quando os comerciantes não abrirem as lojas depois do Ano Novo porque simplesmente não têm dinheiro para repor os stocks. Tal como na União Soviética, a escassez de bens vai dar origem a um mercado negro, que já existe na Venezuela, mas que vai tornar proporções dantescas.

    Um dos principais problemas é que a população não compreende porque os preços estão a subir. Desde a morte de Chavez, em Março de 2013, o Bolivar já perdeu 62.36% do seu valor e a inflação anual pode chegar aos 283%. A única coisa que mantém, por enquanto, a economia venezuelana viva é o petróleo que representa metade da receita do governo e 80% das suas exportações.

    É surpreendente que em um dos países com as maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo haja falta dos bens alimentares mais básicos, entre muitos outros produtos, que só se conseguem adquirir no mercado negro. O Socialismo é terrível.. ou então é tudo culpa dos ultra-imperialistas-neo-liberais-fascistas-da-direita-capitalista.

  5. Francisco Colaço

    Os produtores de arroz dos Estados Unidos é que neste momento devem dar loas ao Chávez. Devido às expropriações das grandes quintas dos malvados capitalistas, a Venezuela deixou de ser exportadora de arroz para passar a ser importadora.

    Um amigo meu disse-me: os capitalistas são exímios a explorar a miséria humana; os socialistas são imbatíveis a criá-la.

  6. joao

    só dizes disparates xico. Temos aqui mais um exemplo de como os socialistas só sabem levar povos inteiros à miséria ( outra Cuba na américa latina ) e tu vens falar do capitalismo ? pobres venezuelanos , como eles preferiam ser “explorados ” pelo capitalismo….

  7. Francisco Colaço

    João,

    O meu nome é Francisco e o seu é João. O que disse foi em ironia: se há «exploração da miséria» pelo capitalismo é porque o socialismo a cria; ou que o capitalismo acaba por explorar as vítimas do socialismo. Não posso no entanto culpá-lo por não entender a subtileza da frase, assim como não entendo a sua aversão às capitais e a sua utilização quase exclusiva de unciais.

  8. Carlos

    Na realidade, comunismo requer anarquia. O post ficava correcto se se substituisse a palavra ‘comunismo’ por ‘socialismo’.

  9. Pingback: Madurismos | Corrida do Fisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.