Outra imagem que também se aplica a Obama, tal o seu talento para a política externa

chamberlain

Anúncios

6 pensamentos sobre “Outra imagem que também se aplica a Obama, tal o seu talento para a política externa

  1. CN

    Não é exemplo. Com o exército ainda mal preparado para a guerra, Chamberlain poderia ter declarado guerra porque uma região de 95% de alemães queria ser alemã, dissesse um tratado pós Grande Guerra com inúmeros problemas o que dissesse? Não se aplica.

  2. Maria João Marques

    Eu não estava a julgar o Chamberlain. Há argumentos para os dois lados. O appeasement faz sentido se do outro lado houver gente que não é louca – não era o caso do Hitler e amigos. Também é certo que vários generais alemães (Beck e Halder, por exemplo) se preparavam para um golpe de estado se não tivesse ocorrido o acordo de Munique. Nunca se sabe como teriam corrido as coisas se algo tivesse sido diferente.
    A questão que é igual em Chamberlain (e Halifax e Hoare e…) e Obama é que não percebem nada do que está ou esteve do outro lado. Tal como Chamberlain e amigos pensavam que havia nazis moderados, também Obama acha que há moderados na teocracia iraniana, ou que os primaveristas árabes são todos freedom loving people e por aí adiante.

  3. Rui Cepêda

    A impreparação dos políticos Americanos no que respeita ao exterior é generalizada e tradicional. Como podem eles saber de política externa se nem geografia sabem? Poucos Americanos sabem o que quer que seja do que é o Mundo fora dos EU. Obama até pela época que vivemos além da pungente fragilidade de que deu provas, é um caso muito inquietante.

  4. Lucklucky

    “Com o exército ainda mal preparado para a guerra, Chamberlain poderia ter declarado guerra porque uma região de 95% de alemães queria ser alemã, dissesse um tratado pós Grande Guerra com inúmeros problemas o que dissesse? Não se aplica.”

    Como era de esperar começam as asneiras, talvez que tal explicar onde é que os exércitos Ingleses e Franceses eram inferiores aos Alemães nessa altura.

  5. Jaques Towakí

    “Poucos Americanos sabem o que quer que seja do que é o Mundo fora dos EU.”

    Não vou defender os conhecimentos ou falta de conhecimentos geográfica dos norte-americanos, mas, as pessoas com quem eu lido no dia-a-dia também sabem pouco mais de geografia. Algumas nem a da Europa sabem muito bem, para não falar, por exemplo, a dos EUA. Quantos europeus saberão a capital de Wyoming ou North Dakota…ou até a da Califórnia ou até de Nova Iorque? Qual a surpresa das pessoas a quem eu conto que Nova Iorque não só produz bons vinhos mas o seu produto principal é os lacticínios! “Ah, é? Não fazia ideia?” Quantas vezes já ouvi que Nova Iorque será a capital dos EUA, quando nem sequer é a capital do próprio estado?!

    Recordo-me de uma conversa com um amigo que não fazia ideia da capital do Ecuador, e eu disse-lhe, ok o Ecuador não assume um papel no mundo, ou pelo menos na Europa como a Suécia…mas também não sabia a capital da Suécia. Bom rapaz e bancário…era jovem na altura.

    Mesmo de África e da Ásia, tirando ex-colónias, será que o europeu médio está assim tão mais iluminado que o americano médio…o português médio (na minha experiência) não!

    O saber do mundo é algo pessoal. Há pessoas que têm grande curiosidade para saber essas coisas e outros que não. Da mesma forma que há gente que sabe tudo sobre algum desporto, os atletas, as estatísticas…tudo. Outros sabem tudo sobre estrelas de cinema ou estrelas de rock. Depois há aqueles que parecem saber tudo de tudo!

    Já agora, quando contei a um amigo meu nos EUA que estava a viver em Portugal, a primeira pergunta que lhe saiu da boca foi, “Anywhere near Lisbon?”

  6. jaquestowaki

    Correcção:
    “Não vou defender os conhecimentos ou falta de conhecimentos geográficos dos norte-americanos.”

    Ooops! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.