No Fio da Navalha

A América fechou? O meu artigo no i de hoje.

America’s Shutdown

It is much more important to kill bad bills than to pass good ones.

Calvin Coolidge, 30.o presidente dos EUA

Mais que pôr o mundo nervoso, o shutdown do governo federal norte-americano mostra que Washington se perdeu. Do enérgico progressista Theodore Roosevelt a Barack Obama, com algumas excepções que confirmam a regra, o poder federal foi ganhando um predomínio sobre os estados e os cidadãos. A América já não é a terra da liberdade, apesar de alguns ainda a quererem ver assim.

Durante décadas, republicanos e democratas diferiram sobre o que entendiam serem as prioridades do governo federal. Conservadores e liberais defenderam a necessidade de orientar o poder em Washington para as agendas de cada grupo. O que se passa hoje é que o poder federal já não consegue cumprir o papel que lhe foi confiado e a classe política norte-americana não está preparada para esta realidade.

É muito difícil para os políticos reduzirem o poder de um estado. Mais difícil o é quando esses políticos não acreditam nos benefícios dessa redução. Não foram educados nesse sentido. E é assim que a discussão em Washington se perde, entre os republicanos que se confundem com o grande capital que aguarda reduções de impostos e os democratas que se confundem com o grande capital que espera por bailouts do estado. Washington não representa pessoas, mas governa entidades. A confusão está ao rubro e o shutdown é apenas uma amostra do que se segue.

2 pensamentos sobre “No Fio da Navalha

  1. Hugo

    Isto o que está acontecer é fraquinho em relação ao que vai acontecer quando a Yellen saltar para o FED basta olhar para o Wall Street… enquanto aquilo continuar em festa é significado que o FED é que despeja os papeis estando o Privado a levar por tabela sem o saber.

  2. Francisco Colaço

    Paz podre até 2016.

    Há algo que, no entanto, deveria deixar os cabelos em pé: as safras de trigo e de outros cereais nos Estados Unidos foram severamente afectadas pela seca, pelo segundo anos consecutivo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.