Luís Rocha sobre Primárias Autárquicas no PSD

Luís Rocha, em Abril de 2009, no blog Porto Laranja:

As primárias têm a enorme vantagem de potenciar o debate prévio entre projectos alternativos que serão discutidos principalmente para fora do Partido; permitem uma maior e mais fácil renovação dos protagonistas políticos; têm finalmente a enorme virtude de demonstrar à sociedade civil que o PSD é um Partido aberto e que transfere um poder, hoje considerado vital em qualquer organização partidária, para onde ele deve sempre residir, no eleitorado.

Leiam o artigo todo pois está muito bom. As primárias evitariam muitas situações em que as câmaras caíram em mãos socialistas e permitiriam candidaturas mais fortes e com melhores candidatos. Fica a pista para o próximo congresso.

3 pensamentos sobre “Luís Rocha sobre Primárias Autárquicas no PSD

  1. Atenção Ricardo, que usaste um título muito “restritivo”. Eu defendo Primárias para todas as eleições, não apenas para as autárquicas.
    Grande abraço.

  2. HO

    Há alguma evidência de que as primárias melhorem seja o que for no sistema político? A funcionalidade dos governos, a qualidade deliberativa, o prestígio dos políticos e das instituições, a “qualidade” dos políticos, medida seja lá como for (excepto por recurso a tautologias”, qualquer coisinha que seja?

    Já há primárias partidárias, abertas e fechadas, em pelo menos três continentes´, para diferentes escalas de governo e sistemas eleitorais. Os defensores da coisa já conseguem apresentar algum tipo de evidência empírica que se aproxime levemente dos benefícios que apregoam?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.