PSD perde. Não por penalização esmagadora da sua política a nível nacional, mas por uma gestão descuidada de processos como Porto, Gaia, Sintra, entre outras. Mais: onde perdeu 7 (sete!) câmaras foi na despesista Madeira – o que penaliza a política despesista de Jardim e reforça a política de austeridade de Passos Coelho.
PP triplica o seu número de câmaras. Ponte de Lima mantém-se (passa de 6-1 para 5-1-1, com o último vereador para o “independente”, que há 4 anos concorreu pelo PSD), conquista Vela (3-1-1, nos Açores) e Santana (3-2, na Madeira). Além disso, ganhou ainda Vale de Cambra e Albergaria-a-Velha e lançou Abel Baptista para Monção passa de PS 6 – PSD 1 para PS 3 – PSD 3 – PP 1, tornando-se o fiel da balança no concelho.
PS de Seguro perde 4 sedes distritais: Beja (CDU), Évora (CDU), Guarda (PSD) e Braga (PSD). Além disso vê Costa ganhar Lisboa com um resultado histórico – uma catástrofe para Seguro. Aproveita alguns deslizes (como Coimbra e VN Gaia), mas não consegue sequer ganhar o Porto, onde já foi poder e depois de ter 6, 5 e 5 vereadores, fica com 3.
CDU conquista Beja e Évora. Desta vez, CDU é mesmo uma das vencedoras da noite. Eu sei que o discurso de Jerónimo é indistinguível de umas eleições para as outras, mas desta vez…
BE teve uma noite catastrófica. Depois do desastre nas legislativas, perde a única câmara que tinha. Nem a coligações foi chamado. Muito mau mesmo.
http://autarquicas.psd.pt/
O problema é mesmo a “gestão descuidada”…. Há dois anos que se sabe disso.
“Nem a coligações foi chamado. ”
Foi a uma
O psd e o cds não terão andado a dormir nestas eleições? Senão vejamos o caso da câmara de Monção, onde o ps ganhou a presidência da câmara com 4743 votos, seguido do psd com 4739 votos (o psd perde a câmara por 4 votos!!!) e o cds com 2221 votos. Isto é, o psd e o cds têm juntos a maioria absoluta dos votos, mas não ganharam a presidência da câmara. Será isto um caso isolado no pais, ou poderá replicar-se noutros locais? Será que o tozé ganhou mais câmaras nestas condições?
O PSD anda é a fazer a gestão de património e tachos das suas elites…
Depois de ser escorraçado de Leiria em 2009, este ano mal se manteve direito, com o seu principal candidato a demitir-se à porta de eleições.
Porquê a demissão? Ao que parece era o partido que queria decidir a lista do candidato e não o próprio candidato a decidir. O que é isto senão gestão de tachos…
7anaz , por isso falo há já muito tempo para que seja efecutada a fusão entre o PSD e o CDS, criando o partido Aliança Democrática. Isso também poderia fazer com que criasse espaço para o nascismento de um Partido Liberal.