Em Janeiro deste ano, a Alemanha pediu ao Fed para repatriar 300 toneladas de ouro com o propósito de aumentar a confiança pública nas reservas alemãs. O Fed respondeu que só poderia satisfazer o pedido em 2020. Os alemães então pediram para fazer uma auditoria ao seu ouro e apenas lhes foi permitido entrar numa antecâmara onde lhes foi mostrado 5 ou 6 barras de ouro como representativas do ouro alemão. Os alemães regressaram uma segunda vez, mas apenas lhes foi permitido observar uma de nove salas sem lhes ser permitido entrar ou tocar no ouro.
Sem duvida que os americanos vao dizer que este ouro e’ um tipo de ouro especial chamado “Ouro Peixe”: Chega-se ao cofre e NADA!
Excelente post João. Isto é um autêntico deja vu…pois, salvo erro, também foi a Alemanha que em finais de 60’s/início de 70’s pediu ao FED para converter dólares que tinha como reservas em ouro (na altura a única moeda que era directamente convertível em ouro) e à época também levou um não como resposta. Com uma diferença: nessa altura os americanos admitiram abertamente que…não havia ouro suficiente!
Alguém sabe o que é aconteceu às 17 toneladas que o BP emprestou ao Drexel?
O caso é importante e a referência oportuna. A Polónia e a Finlândia estão a iniciar processos legais e políticos (no caso da Finlândia farão um referendo) para repatriar o seu ouro. Nestes casos encontra-se em Inglaterra.
Suspeito que estas iniciativas se venham a tornar frequentes, pois esse bem (Au) será seguramente revalorizado. E muito bem, pois é um bom antídoto à loucura do papel em que vivemos.
Saudações,
LV
E as nossas 382 toneladas, onde estão? Quando foram auditadas a última vez? Está “desimpedido” ou foi emprestado a alguém?
As nossas?! Minhas não são de certeza, serão suas?
São de quem tem € nos bolsos, portanto uma ínfima parte é meu e se ria frustrante se o BdP não me entregasse o ouro em valor correspondente a este papel-moeda que trago nos bolsos.
Alguém explica porque é que um Estado entrega o seu ouro para ser guardado por outro?
SZ, sabe que neste momento não existe nenhum país (que me lembre) que faça o que quer? Lamento, mas o papel moeda que tem nos bolsos nunca lhe será entregue em ouro pelo Banco de Portugal… isso independente de ele estar ou não nos cofres.
Where is o nosso ouro??
Post repetido. Este vídeo já havia sido lincado aqui no blogue.
Rafael, deve ser pelo mesmo motivo que as pessoas depositam o seu dinheiro num banco.
Isto é um verdadeiro Casus Belli!
Eu deposito o meu dinheiro num banco porque não tenho guardas com armamento pesado para o guardar.
O Estado tem forças policiais e militares.
Não estamos ao mesmo nível de capacidade de proteger o que é nosso.
O Rafael Ortega diz com cada piadao!!!! 🙂
“Alguém explica porque é que um Estado entrega o seu ouro para ser guardado por outro?”
Uma questão de segurança.
A Europa entra em Guerras e além disso a União Soviética estava á porta.
O argumento das guerras e da união soviética faz sentido.
mas para evitar que o ouro desapareça numa guerra ficaram os alemães sem ouro (porque a américa não vai devolver e a alemanha não o vai recuperar à força)
fernandojmferreira,
diga lá qual foi a piada.
O piadao e’ o Rafael Ortega parecer acreditar que o estado ou os bancos protegem “o que e’ nosso” e que as forcas policiais e militares existem para mesmo isso, proteger “o que e’ nosso”.
So pode ser uma piada…