emprego (não) remunerado

“(…) No 2º trimestre de 2013, o emprego total para o conjunto da economia, corrigido de sazonalidade, evidenciou uma diminuição menos acentuada, passando de uma variação homóloga de -5,2% no trimestre anterior para -4,1%. Face ao 1º trimestre, o emprego total apresentou um aumento de 0,8% (redução de 2,2% no trimestre precedente). Por sua vez, o emprego remunerado, igualmente corrigido de sazonalidade, registou variações homólogas de -5,0% e -4,0% no 1º e 2º trimestre de 2013, respetivamente.”, no relatório hoje publicado pelo INE (página 18).

Et voilà….como tenho vindo a escrever recentemente, a redução da taxa de desemprego, numa altura em que a população activa e o emprego total continuam a diminuir em termos homólogos, quer dizer nicles…e os dados hoje publicados mais reforçam essa ideia. Em termos homólogos, continua a registar-se uma diminuição quer do emprego total quer sobretudo do emprego remunerado. E segundo o Jornal de Negócios, em reacção aos dados de hoje, o emprego remunerado está agora ao nível mais baixo desde 1997!

É um facto que as estatísticas do desemprego são indicadores “lagging”, ou seja, serão as últimas a recuperar da recessão. Mas estes dados não deixam de confirmar aquilo que se continua a sentir no terreno…as coisas estabilizaram mas permanece tudo muito frágil e muito ténue.

Anúncios

5 pensamentos sobre “emprego (não) remunerado

  1. Rui Sousa

    Muita proliferação de call centers, serviços que verdadeiramente não interessam ao país… Criam emprego, é verdade, mas não aquele de que necessitávamos no momento…

  2. Pingback: importações | O Insurgente

  3. Carlos Pacheco

    não é remunerada, mas oferecem café. E antes um café ao final do dia que sem emprego, já dizia, e com razão, o Martim.

  4. Rosa Pires

    …ora, café!mas que forretisse!Os senhores de escravos davam muito mais: cama, comida e roupa!E mais: um nome, cuidavam da familia toda, pagavam o funeral…bem bom!Alguém aceita uma escrava?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.