Reino Unido Versus deus Obama

ukusa

A mocão apresentada pelo governo britânico sobre uma resposta internacional ao conflito sírio foi derrotada no Parlamento por 285 votos contra 272. Algumas conclusões:  não me parece que a autoridade política de Cameron saia mais fragilizada do que o profundo desapontamento causado pela derrota parlamentar. Ao contrário do deus Obama, o PM britânico  cumpriu o que prometera: levar os assuntos de guerra e paz à discussão no Parlamento.  Se a tradição parlamentar britânica for respeitada, o apoio internacional de facto aos objectivos (?) da Administração deus Obama norte-americana fica ao nível de uma boa gelatina, restando-lhe os apoios da Turquia e do Obama Presidente Hollande para uma intervenção na Síria. Nota final mas não menos interessante é a separação política que vai para além do que a imagem acima ilustra – e que na primeira triagem resulta numa fractura em ramo verde da velha aliança entre o Reino Unido e os EUA. 

Adenda: Syria vote: David Cameron is restoring the authority of Parliament, por Daniel Hannan

5 pensamentos sobre “Reino Unido Versus deus Obama

  1. Vivendi

    Uma guerra só é legítima em caso de defesa.

    O líder ocidental que acredita que a guerra invasiva é a única solução para assegurar a paz dentro de portas, deve fazer o mesmo que os grandes líderes do passado faziam, ir para a frente da guerra e liderar o combate, caso contrário, fica mais que explícito que as tropas não estão a combater em nome de um país mas em nome de um psicopata.

  2. Ricardo Monteiro

    Muita ingenuidade neste post. Primeiro as duas câmaras norte americanas vão apoiar o Presidente no caso de um conflito armado, como sempre fizeram, seja quem for o Presidente, segundo achar que esta decisão do Reino Unido belisca sequer a “aliança”. Há mais de uma maneira de se esfolar um gato…

  3. Manuel Costa Guimarães

    O que eu acho fabuloso é que ainda não se viu uma manifzeca ou um simples rasgar de vestes contra o Presidente Hussein…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.