Manual do Político Profissional em Contexto de Conferência

Existem duas opções que constituem o segredo estratégico do político profissional que sabe ir velando pela manutenção do seu próprio cargo político, já previamente açambarcado. A primeira opção mais óbvia e banalizada é seguir a onda da opinião pública e do pensamento dominante das elites do regime, repetindo mantras muito claros e insistentes, que alimentam a máquina, mantendo a sensação de normalidade e de moderação em favor do bem comum. Vai-se repetindo-se aquilo que dá gosto ouvir, as ficções que consolam e as mentiras que aconchegam. Neste primeiro caso, percebe-se que os próprios partidos são um mero espelho das opiniões dominantes e servem-se da própria loucura e/ou desinformação colectiva.

Na segunda opção, bastante utilizada em contextos de maior tensão ou incerteza para o orador, recorre-se à mistura de ambiguidade, superficialidade, dissonâncias a meio do discurso – porque poucos repararão nelas e o orador conseguirá agradar a gregos e troianos, alternadamente -, e junta-se uma pitada de mantras para não destoar muito do padrão das intervenções comuns àquele sujeito. Nesta lógica, pode contrabalançar-se, por exemplo, ora patriotismo falso e oco, ora apelos aos contructivismos europeus que continuam a prometer a redenção num paraíso terreno, num aperfeiçoamento vindouro que, porém, não é para já – aposte forte neste porque tão depressa não lhe pedirão por contas e o povo nunca percebe o que é suposto atingir pelos génios centrais.

Nunca descurar nas referências ao ultra-liberalismo da União Europeia porque a imprecisão de conceitos é uma boa bengala e o oportunismo não paga imposto. Critique-se a regulação corrupta e exija-se mais regulação para regular a regulação corrompida. Tal como acontece com a deputada Ana Gomes, caso o cargo político esteja distante daqueles que o estão a ouvir, o político não precisa hesitar em cuspir no prato em que come, insinuando-se crítico, activo, insatisfeito com o próprio empregador, pois a sua plateia mais distraída dificilmente conhecerá a sua rotina de bajulação à hierarquia que lhe dá sustento.

Image

4 pensamentos sobre “Manual do Político Profissional em Contexto de Conferência

  1. JMCerdeira

    Parabéns por conseguir escrever um post com dimensão não exageradamente grande! Assim já dá para ler depois de passar o resto do dia, também, a ler. Haha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.