Bono: “Capitalism Takes More People Out of Poverty Than Aid”

É sempre refrescante ouvir um artista a defender o capitalismo.

21 pensamentos sobre “Bono: “Capitalism Takes More People Out of Poverty Than Aid”

  1. Francisco Colaço

    A dita «ajuda», conquanto não seja ajuda de emergência, para manter numa catástrofe a capacidade produtiva das pessoas, faz mais pela produção de pobres que a catástrofe. Vi com os meus olhos em África como a ajuda da União Europeia é desviada e vendida em mercados a custos mais baixos do que os produtores locais podem produzir.

    Para quê produzir e vender a EUR 1,00 com 20% de margem se o criminoso pode vender a EUR 0,70, embolsando tudo? No fundo, a ajuda da União destina-se indevidamente a ter os produtores europeus a manter os produtores africanos na pobreza extrema, tudo financiado por contribuintes europeus.

  2. Jose

    E enquanto os ocidentais descarregam as suas consciências (e abatem os IRS/C) com as ajudas, os capitalistas dos países de destino dedicam-se a comprar parte do ocidente com o dinheiro do povo que mantém na miséria e na fome. Não fosse África governada (com o interesse de terceiros) pelos governos da maior parte dos seus, países e não faria falta nenhum tipo de ajuda, África é um continente rico.

  3. jaquestowaki

    Ao contrário de maioria dos seus congéneres convencidos das certezas das suas ideias e ideais, Bono é um indivíduo de mente aberta com uma preocupação de levantar da miséria quem necessita mais do que com o triunfo das suas ideologias. Digo isto por este e semelhantes comentários que já li e que o ouvi proferir.

    Já agora quanto ao capitalismo em África, não sei se conhecem este vídeo que vale mesmo a pena ver: http://www.youtube.com/watch?v=I9SFIxC0w-Y (se for demasiado longo para ver de uma só vez, recomendo: http://www.pauseforlater.com/).

  4. Caro Francisco Colaço,
    Tem toda a razão, muitas vezes é isso mesmo que acontece, mas o pior julgo que nem é isso.
    Quando alguém que não vemos, nem conhecemos, nos dá algo de mão beijada, que incentivos existem para o conseguirmos com o nosso trabalho? A ajuda, tal como é feita actualmente é, na sua larga maioria, muitíssimo prejudicial e só perpetua ainda mais a miséria.
    A quem se interessar pelo tema aconselho a leitura “A Economia dos Pobres” de Esther Duflo, que desmonta imensos mitos sobre a ajuda ao terceiro mundo.

  5. O Jose disse: “África é um continente rico.”
    O que quer isso dizer? Tem muitos recursos naturais? nao quer dizer chourico. Nao sao os recursos naturais que fazem “a riqueza das nacoes”; E’ a liberdade!

  6. mggomes

    @jaquestowaki
    Os Rush (ou, mais concretamente, o baterista e letrista Neil Peart) são certamente uma excepção.
    Até porque dentro do universo do Rock Progressivo, herdeiros da contra-cultura dos anos 60, eram certamente mais populares as ideologias de esquerda/extrema-esquerda do que propriamente as libertárias!
    Ainda nos Rush, o tema de abertura do LP Fly by Night, de 1975 intitula-se Anthem.
    Está-se bem a ver qual a influência!

  7. fernandojmferreira

    Jose Maia,
    Eu nao nao me meto na tua vida e mantenho as minhas maos fora dos teus bolsos; Tu, muito gentilmente, fazes o mesmo. Que tal?

  8. Se pesquisarmos bem o que fazem as fundações nos EUA,como a bill&melinda que sozinha ajuda mais que a ONU,não falando nas muitas outras, devemos por no prato da balança do nosso julgamento o que faz o estado portugues com o dinheiro público? boa gestão ou alimentar a Brigada das Colheres e o seu tacho? se dessemos os impostos(todos os da UE) a gente como Bill Gates aposto que tinhamos menos parasiatas e muito menos necessitados graves.

  9. fernandojmferreira

    Mas Cristof9,
    Porque e’ que achas que tens de “dar os impostos” a um terceiro para ele os “gastar bem gastos”? Porque nao ajudas tu um “necessitado grave” com o dinheiro dos teus impotos? Se tu ajudares um, o Ze ajudar outro, o Manel outro, o Jaquim outro, a Maria outro, o Antonio outro, deixam de haver “necessitados graves”. Melhor, passas a conecer o “necessitado grave” pelo nome, ficas a conhecer as suas verdadeiras necessidades e ficas a ganhar um amigo que, um dia, pode vir a fazer o mesmo por ti. O Bill e a Melinda gastam todo o dinheiro da fundacao deles bem gasto porque estao a gastar o que e’ deles. A partir do momento que comecassem a gastar o que nao e’ deles, passariam a gastar mal gasto. Nao ha nada que mude esta realidade!

  10. lucklucky

    Bill e Melinda podem gastar o que é deles mal gasto. Pode-se criticá-los. Não temos é direito de impedi~los.
    Toda a ajuda que se prolonga no tempo é corrupção na menos má das hipóteses. Na mais má é destruidora e reforça o status squo.

  11. Vivendi

    Essas fotos que correm o mundo das crianças africanas desnutridas e cheias de fome deviam ser completadas com a legenda de qual sistema político a que elas estão submetidas. A grande maioria a regimes socialistas sanguinários,

  12. jaquestowaki

    mggomes,

    Outra eventual excepção será Jimmy Page de Led Zeppelin que votou pela Thatcher e pagou pela “traição” à cambada mencionada no seu comentário…vejam só a lata heim, só porque queria ficar com mais daquilo que trabalhou para ter, sem ter que mudar de país como tantos outros da geração dele…Imagine no possessions, it isn’t hard to do…ah, pois não é não!

    fernandomjferreira

    “ficas a ganhar um amigo que, um dia, pode vir a fazer o mesmo por ti.”

    Ou melhor ainda: que, um dia, pode vir a fazer o mesmo por OUTRO!!!

    Abraços libertários a todos que comentaram este poste. Fizeram “points” e “counterpoints” excelentes!

  13. este gajo e os outros da banda transpiram carcanhol por todos os poros.vão comprando fundos de investimento enquanto os parolos dizem que são de esquerda,

  14. Jónatas

    Bono, esse grande filantropo que, na sua Fundação, só usa 1% das doações que recebe para fazer caridade. Lá de capitalismo e dos seus podres sabe ele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.