Ruído e ignorância (ou má-fé)

Rui Machete adquiriu acções do grupo BPN ao valor nominal de um euro quando era presidente da Fundação Luso-Americana (FLAD). Já a FLAD pagou 2,2 euros por acção. Estas ações tinham opção de recompra a um preço de 2,86. Contactado pelo Expresso, Rui Machete não explica porque comprou ações a um preço inferior ao da instituição que presidia. A entrada de Machete no grupo de Oliveira Costa é em tudo idêntica ao investimento feito por Cavaco Silva entre 2001 e 2003.

Notícia sem rigor: Rui Machete fazia parte dos órgãos sociais, tendo comprado as acções ao preço que estava reservado aos “colaboradores”. Cavaco Silva não era membro dos órgãos sociais, pelo que deveria ter comprado as acções ao preço fixado para o “público em geral”. Os problemas da SLN e do BPN são inúmeros, mas nenhum deles passa por um aumento de capital que permitiu a emissão de “stock options”.

A ignorância dos nossos jornalistas é uma das causas da fragilidade do nosso regime democrático: em vez de escrutinar, os media criam ruído e contribuem para o “achismo” e para a opinião pouco fundamentada. Recordo que o Expresso se posiciona como sendo, supostamente, o jornal semanário de referência, e não um tablóide.

11 pensamentos sobre “Ruído e ignorância (ou má-fé)

  1. Pedro Santos

    “Recordo que o Expresso se posiciona como sendo, supostamente, o jornal semanário de referência, e não um tablóide.”
    sim, “há 40 anos a fazer opinião” diz muito sobre o dito.

  2. Comunista

    De onde vieram exactamente os rendimentos destas operações com acções? É que se calhar talvez tenham vindo dos 4 mil milhões, ou coisa assim, que pesam agora sobre o país. Quer-se fazer querer que o buraco de 4 mil milhões beneficiou apenas o Oliveira e Costa que todos os demais lucros brutais com acções e produtos financeiros de que tipo forem do BPN se deveram ao “normal” funcionamento do mercado.

  3. Jónatas

    Pelos vistos, o Rodrigo sabe mais sobre a vida do Rui Machete que o próprio Rui Machete que, quando questionado, “não explica porque comprou acções a um preço inferior”.

    Será o próprio Rui Machete tão ignorante como os jornalistas?

  4. Celeste Fernandes

    Rui Machete, dadas as funçoes que desempenhava na Flad nunca devia sequer ter comprado acçoes, muito menos a um preço mais baixo do que a pròpria Flad pois assim permite-nos pensar que teve um preço de favor por ter arranjado um cliente tão bom a Oliveira e Costa. Uma comissão por assim dizer. Que foi o que, foi, para sermos benignos. Este post parece apenas quer lançar confusão para nos desviar do essencial: as màs pràticas seguida por Machete.

  5. jorge

    Os embrogios que têm saído são papel plantado por spins que não sabem sequer o que lá está… reproduzidos por jornalistas ignorantes que não sabem sobre o que escrevem… aprovados por editores que tambem não o sabem… em jornais sem dinheiro para contratar consultores que lhes expliquem… O que é irrelevante porque para a massa anonima dos leitores tanto faz desde que as conclusões se insiram nos preconceitos dominantes… e enquanto se discute qual dos drafts dos swaps é falso (provavelmente nenhum porque é normal que haja várias versões) vamo-nos entretendo sem notar que que não vai haver reforma nenhuma e que este ano vamos levar com novas cargas de impostos extraordinários… a realidade é uma chatice!
    PS: num “repo” é indiferente o preço de saída porque a rentabilidade é conhecida e determinada pela diferença de preços. Um preço de saída mais alto apenas afecta o risco de crédito subjacente. Por isso o preço de um “repo” não tem que ser coincidente com o preço spot. Como bem explica o Rodrigo, os trabalhadores podem receber opções que lhes permitem subscrever acções a um preço liquido mais baixo.
    Porque é que alguem há-de estar disposto a perder tempo a explicar ao estagiário coisas que sabe que são inofensivas num tribunal? Na opinião publica tambem não vale a pena porque esta prefere a versão da conspiração do capital financeiro e da corrupção para tranquilizar a consciencia… porque de resto está tudo bem: os 10 estádios de futebol foram obra imprescindivel, as auto-estradas sem trafego trouxeram o prometido desenvolvimento do interior, os F16 interceptam aviões de recreio que ameaçam a soberania e os submarinos têm neutralizado todas as tentativas de explorar a nossa zona económica exclusiva… Nunca gastámos dinheiro mal gasto… Sempre tivemos defices acima dos compromissos e independentemente dos ciclos económicos, porque os nossos sonhos e ignorancia colectiva são maiores do que os nossos recursos… E nos escombros do descalabro ainda esperamos que sejam os outros a mudar para nos pagarem as dividas… A realidade é uma chatice!

  6. oscar maximo

    Solução: pedir ao Cavaco que ponha as mãos no fogo pelo Machete, como fez com o Dias Loureiro.

  7. economista

    Mais um comentário sem rigor …
    oculos habent et non videbunt
    A estranha Vida do Grupo BPN paga pelos Contribuintes portugueses !
    O Grupo BPN era constituído pelo BPN propriamente dito e pelas suas empresas a ele associadas , nas quais com a genial sapiência de Oliveira e Costa intencionalmente se geravam significativos prejuízos para o consolidado contabilístico do Grupo não apresentar lucro e assim nada pagar ao Estado !
    Como eram gerados estes prejuízos ? Em troca de “favores” políticos e outros ,
    distribuía “benesses” principescas pelas figuras gradas do cavaquismo
    (v.g. Cavaco Silva , o “Padrinho” , Dias Loureiro , compadre de Cavaco , Rui Machete , amigo de Dias Loureiro , Duarte Lima , amigo de Cavaco ,Arlindo de Carvalho , amigo de Oliveira e Costa , etc…) .
    Estas Associadas não estavam cotadas na Bolsa e desconheciam-se os seus “verdadeiros” balanços ! Não obstante , os ditos “beneficiários” , a conselho de Oliveira e Costa , compravam a uma Associada v.g. S.L.N. , acções (próprias ou de outra Associada) pelo preço de 1 euro , e , apenas decorrido 1 ano por razões fiscais para não pagarem imposto de mais valias , aquelas acções eram recompradas por aquela Associada pelo preço de 2 euros e meio , ou mais !…
    Assim , Cavaco , para alem da sua invejável fortuna , financiava as suas campanhas ou comprava a “coelha” ; Dias Loureiro com a sua enorme e luxuosa Mansão do Estoril ou o não menos luxuoso “ressort” cabo-verdiano ; o imenso universo empresarial de Rui Machete , etc.
    Tudo LEGAL ! Segundo eles dizem …
    NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST
    —————————————————
    Os intervenientes não são analfabetos . Sabiam o que estavam a fazer .
    Isto num Estado de Direito com uma Democracia saudável não poderia acontecer …
    Porque razão actos praticados na gestão privada originam prisão e na gestão publica apenas servem para encher os bolsos dos intervenientes ???
    Será que o Povo não tem o que merece ?

  8. economista

    chrome

    Perigo: Foram Detetados Programas
    Maliciosos Mais it Frente!

    o Google Chrome bloqueou 0 acesso a esta pagina no marques-mendes.blogspotpt

    Foi inserido conteudo de http://www.topblogarea.com.um distribuidor de programas maliciosos conhecido, nesta pagina Web. Visitar esta paqina agora ira. muito provavelmente. infetar o seu computador com programas maliciosos.

    Programas maliciosos sao software malicioso que provoca situacoes como roubo de identidade, perdas financeiras e
    elimina<;aopermanente de ficheiros. Saiba mais

    IIIII!!!!!!II!

    Retroceder Avan<;adas

    o Melhorar a dete<;ao de programas maliciosos enviando dados adicionais para a Google quando encontro avisos como este. Poittica de privacidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.