Bloco diz que descida do desemprego é sazonal e não resolve problema
Infelizmente (para o BE), a descida não pode ser apenas explicada pela sazonalidade. Quanto ao problem que afecta o BE em particular e a extrema-esquerda em geral temo não seja resultado da silly season.
Pingback: Uma boa notícia para o país, um problema para a extrema-esquerda | O Insurgente
Quem ler (sem preconceitos) o boletim do INE rapidamente vê que a explicação da sazonalidade não colhe: existe um aumento de emprego (o desemprego interessa menos, por causa de fluxos migratórios e abandono de inscrição no IEFP) em todos os sectores de actividade.
No entanto, parece-me cedo para lançar foguetes e convém verificar da sustentabilidade desta descida (i.e. se as taxas – pelo menos – se mantêm nos próximos trimestres).
Miguel o problema da extrema esquerda é sazonal – ocorre todos os anos na mesma altura – o ano todo.
O desemprego, a descida penso que estará muito, mesmo muito, relacionada com a diminuição da população ativa, emigração sobretudo, sabemos que essa emigração tem sido feita principalmente por desempregados, jovens ou velhos, recém-licenciados ou não, claro que é um dos sinais de retoma e deve ser visto como tal mas não é motivo para festas. Contudo é necessário precaução e esperar que continue a descer até ao final do ano visto que as novas medidas do psd deverão incidir principalmente neste indicador, mais um indicador que demonstra que batemos no fundo e agora, a subir, temos de ser inteligentes (parte mais difícil).
Pingback: Desemprego em Portugal – Aventar