Quem Detém a Dívida Pública Portuguesa?

Segundo uma estimativa do Deutsche Bank publicada num artigo do Financial Times que estima a dívida pública Portuguesa em cerca de 200 mil milhões de euros, os detentores da dívida pública portuguesa são:

  • A Troika (FMI, BCE, UE), que detem cerca de 43% – aquela que nos cobra os juros “agiotas” de 3,6% quando os juros da dívida pública Portuguesa a 10 anos rondam os 7%
  • Investidores Portugueses (essencialmente a banca e as seguradoras), que detêm cerca de 35%
  • Investidores Estrangeiros, que detêm cerca de 22%

DividaPublica

De referir ainda que algumas notícias recentes dão conta de que o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) irá investir em até cerca de 90% em dívida pública Portuguesa e que Vítor Gaspar, num dos seus últimos despachos terá deixado ordens para o FEFSS comprar até 4.000 milhões de euros em dívida pública até 2015.

Esta composição é importante para perceber o impacto de um cenário de reestruturação da dívida – seja através de um “haircut” ou através de um prolongamento das maturidades.

8 pensamentos sobre “Quem Detém a Dívida Pública Portuguesa?

  1. Hugo

    Atenção, os juros de 3,6% vêm acompanhados de muitas exigências. As privatizações, o aumento da carga fiscal nos trabalhadores e os benefícios às empresas, em nada nos fazem bem.

  2. Rodrigo

    É exactamente isso que a Troika veio fazer a Portugal, transferir a dívida pública portuguesa da banca privada estrangeira para privados portugueses e sector publico internacional. Assim um hair-cut, que se vai produzir a seu tempo, prejudicará apenas aqueles que nao têm poder. A sua conclusao final será o que vamos ouvir nos próximos tempos: antes o hair-cut era uma irresponsabilidade agora até se pode discutir, porque quem perde dinheiro já nao é quem manda.

  3. Rodrigo

    Só uma pequena nota: ao mesmo tempo que nos emprestava dinheiro a essa taxa de juro, emprestava-o à banca a uma taxa de juro bastante mais baixa. Porque nao empresta-lo directamente a essa taxa de juro baixa ao Estado Portugues?

  4. Hugo

    Prejudicará apenas, e portanto, cerca de 99% da população portuguesa. O 1% (menos até) que manda em Portugal, vai acumular mais riqueza enquanto que as nossas propriedades irão para as mãos do mega poder financeiro.

  5. António

    A divida que a banca portuguesa detém é comprada com dinheiro emprestado pelo BCE, cuja garantia são os títulos da divida…

    O BCE empresta dinheiro a 1%, a banca cobra ao Estado 5, 6 , 7%, e se isto for tudo pelos ares é o Estado e o BCE ( o “Estado europeu”) que ficam a arder.

    Enquanto os privados só puderem ter lucro, mas não os prejuízos não há mercado, é só pouca vergonha…

  6. Pingback: Who owns Portuguese debt ? | O Insurgente

  7. Pingback: Quem detêm a dívida pública Portuguesa? | Autenticidade Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.