Eleições Antecipadas são Solução?

Fantasias, o meu artigo de ontem no Diário Económico:

Estes dias li numa página de humor: “Portugueses até vão para a rua, mas depois lembram-se de Seguro e voltam para dentro”.

Estes dias li numa página de humor: “Portugueses até vão para a rua, mas depois lembram-se de Seguro e voltam para dentro”. Ri, mas de facto nesta crise a melhor apólice de seguro de Passos não é Portas, é Seguro.

A esquerda logo a seguir às eleições começou a tentar desestabilizar o Governo para voltar ao poder e retornar às mesmas políticas despesistas que nos puseram nesta posição, como se a solução para quem tenha demasiadas dívidas seja contrair mais dívidas e pagar cada vez mais juros. “Estimula a economia e o crescimento”, dizem os que esquecem o falhanço do aeroporto de Beja. O Tribunal de Contas Francês tem outra opinião, e está a obrigar Hollande a reduzir o número de funcionários públicos e a congelar salários e progressões nas carreiras – acordando os Franceses para a dura realidade de impraticabilidade das políticas socialistas e atirando a popularidade de Hollande para valores historicamente baixos. Portugal ir a eleições, ao contrário do que fantasia a esquerda, não terá grandes consequências.

Ganhe quem ganhar, o programa está escrito até Junho de 2014. Ganhe quem ganhar, um político profissional criado nas juventudes partidárias será primeiro-ministro. Ganhe quem ganhar, a equipa sairá da elite que governou Portugal nos últimos 40 anos. Ganhe quem ganhar, Portugal terá uma dívida superior a quando foi à falência em 1892 – e só tem a opção de nos próximos anos produzir mais do que consome. Assim eu pergunto: qual a finalidade de ir a eleições antes de Junho de 2014? Para se gastar dinheiro na troca de cadeiras e nada de substancial mudar? Para haver uma nova crise de confiança que faça disparar os juros e afundar a bolsa? Para eleger um professor de Teoria do Estado e História das Ideias Políticas e Sociais que recentemente provou desconhecer o conceito de média?

Políticas de esquerda só serão possíveis quando houver dinheiro. Até lá, a estabilidade política deverá ser o nosso activo mais valioso e o resto são fantasias de sonhadores.

6 pensamentos sobre “Eleições Antecipadas são Solução?

  1. Revoltado

    Acho que nunca tinha visto um resumo tão simples e claro da nossa situação actual. É importante que esta mensagem se espalhe cada vez mais, porque sinto que há muita gente que ainda não percebeu bem a nossa realidade actual.

  2. Euro2cent

    > Políticas de esquerda só serão possíveis quando houver dinheiro.

    Pois, mas já foi tempo em que o consenso era que tinha de ser o PS a fazer os cortes.

  3. Claro que não são solução.
    Só um país povoado de mentecaptos pode querer eleições antecipadas à mínima contrariedade. Qualquer dia somos conhecidos na Europa como o país das eleições antecipadas…

  4. tina

    A política de austeridade e de estabilidade terá de continuar até muito depois de 2014. Quem nos controla agora e para o resto das nossas vidas são os juros da dívida e a UE (que controla o défice e o orçamento). Tanto faz que lá esteja o PS como o PSD, nunca nos poderemos desviar do caminho que nos for imposto. É assim que sucede com os meninos que se comportam mal. É assim que a UE nos vê, e até o Parlamento Europeu, que é tendencialmente de esquerda, vê com bons olhos a nossa perda de autonomia.

  5. Fmp

    O erro do raciocinio, na minha opiniao, eh assumir q nao ter eleicoes equivale a ter estabilidade politica….como se viu nos ultimos tempos, um governo de maioria parlamentar e apoio claro do PR pode ser mais politicamente instavel do q um pais em vesperas de eleicoes….para alem disso o valor da estabilidade politica no actual contexto ganga valor sobretudo na percepcao os nossos credores. Depois da forma como o actual governo (portas, va) se marimbou para os nossos credores por causa de uma querela pessoal, existe um certo excesso de optimismo em pensar q sem eleicoes vamos ter estabilidade ou credibilidade internacional….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.