O que é um Dux?

Durante anos pensei que não havia equivalente em Inglês. Mas ao ler sobre Forstall descobri que há: Valedictorian. Como é escolhido e o que faz – nos EUA e aqui – diz muito sobre as respectivas culturas…

13 pensamentos sobre “O que é um Dux?

  1. Em Coimbra há o dux veteranorum, o gajo que tem mais matrículas. Sempre achei piada a isso, a glorificação da estupidez. O gajo mais calão ocupa o lugar de maior prestígio (supostamente) entre a rapaziada de capa e batina. Enfim, por estas e por outras somos e seremos os cafres da Europa.

  2. Lá isso mostra. No primeiro ano que lá passei o fulano que ostentava o título ia em onze matrículas, salvo erro, e a principal actividade dele era beber cerveja.

  3. Zecas Lopes

    Oh Ricardo, tu és um liberal minarquista porreiro mas das duas uma: ou não sabes o que é um Dux ou não percebeste um cú do que diz esse texto.

  4. Como sou um gajo porreiro aceito bem a crítica e que me digas em detalhe o que é um dux – pessoas que geralmente sempre evitei por em vários planos serem a minha antítese. Ora diga lá.
    Mas a modos que eu ainda estou a recuperar dos ícones infantis do iOS 7…

  5. rmg

    Diz a Wikipedia e pelos vistos ainda não apareceu lá ninguém a desmenti-lo , como as próprias regras impõem sempre que há asneira , ainda que talvez haja razões para complementar o artigo :

    Education
    In schools in Scotland, Australia, New Zealand, South Africa and Iceland, dux is a modern title given to the top student in academic and sporting achievement (Dux Litterarum and Dux Ludorum respectively) in each graduating year. In this usage, Dux is similar to the American concept of a valedictorian. The runner-up may be given the title proxime accessit (meaning “he came next”) or semidux.
    In Portuguese universities the Dux is the most senior of students, usually in charge of overseeing the praxe (initiation rituals for the freshmen).

  6. João Branco

    rmg: Dux significa simplesmente o primeiro, o mais. A palavra que vem a seguir é o que descreve a área. Assim, o título em português até nem esta errado (embora em latim macarrónico): o mais antigo. Notar que não se usa o termo latino direto de “sénior” por alguma razão.

  7. Carlos Duarte

    Mas que tiro ao lado… o Valedictorian não tem nada a ver com o Dux.

    Mais, a praxe e a “hierarquia” que existe à volta desta prende-se, acima de tudo, com a vivência académica (no sentido lato e não apenas “educativo”), pelo que traduz um maior número de anos dentro da Universidade por maior experiência (não é linear mas é uma aproximação respeitável).

  8. Jónatas

    Ricardo, esta foi ao lado. Basta olhar para uma República em Coimbra e para uma Fraternity do sistema grego numa Ivy League qualquer para perceber que estamos a falar de dois mundos completamente diferentes: a educação e a sua vivência em Portugal e a educação a sua vivência nos Estados Unidos. Bem como os salários que dão a quem sai de uma e a quem sai de outra.

  9. rmg

    João Branco (02.43)

    Eu sei .
    Por isso acrescentei “…ainda que talvez haja razões para complementar o artigo” .
    Pode fazê-lo , na Wikipedia qualquer pessoa o pode .

    Apenas achei interessante que o artigo da versão inglesa especificasse como é
    diferente o “Dux” em Portugal …

  10. lb

    A figura de Dux na praxe nada tem a ver com a função de valedictorian. A analogia não faz o mínimo sentido.

    Apesar de concordar que é ridículo a veneração dada a esta gente. 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.