O Império Dos Comentadores

Um artigo interessante do jornal Público, onde se pode ler que existem cerca de 69 horas por semana de comentário político nos canais generalistas portugueses (incluindo o RTP Informação, SIC Notícias e TVI24) o que equivale a quase três dias inteiros.

De uma lista de cerca de 97 comentadores com presença semanal, 60 são ou já foram políticos. Isto é, as mesmas pessoas responsáveis pela situação de grave crise em que o país se encontra são as mesmas pessoas que comentam sobre o estado do país e que produzem opinião para ser consumida na televisão.

Esta actividade parece ser bem lucrativa com Marcelo Rebelo de Sousa a receber cerca de dez mil euros pelo seu comentário na TVI, Marques Mendes alegadamente recebe um valor superior a sete mil euros na SIC, Manuela Ferreira Leite recebe cerca de cinco mil euros na TVI 24 e José Sócrates tem as despesas de deslocação entre Lisboa e Paris pagas pela RTP.

Em termos “clubísticos”, o PSD é o partido com mais comentadores na televisão, seguido pelo do PS e depois pelo CDS-PP. Uma curiosidade é que existem mais comentadores do BE do que do PCP embora o BE tenha menos deputados que o PCP.

Audiencias

5 pensamentos sobre “O Império Dos Comentadores

  1. Jayme Ferrer

    Também deve ser muito interessante saber quem comenta o quê e onde! e até como! Pois penso que muitos comentadores possuem, ou são comparticipantes associados, determinadas estações de rádio e/ou de TV, e desta maneira seríamos (nós leigos…) capazes de entender minimamente o que estas criaturas fazem e porquê!

  2. tina

    A praga dos comentadores. E o que é mais iróinico, é que os canais de televisão ainda lhes pagam, quando eles até pagariam para serem ouvidos!…

  3. ricardo saramago

    A malta tem a televisão ligada, mas isso não significa que esteja a ouvir.
    Os papagaios falam uns para os outros e querem fazer crer que o povo está interessado nos mexericos.
    Os patrões pagam a esta gente porque é a forma mais barata de encher horários.

  4. Vasco

    “Isto é, as mesmas pessoas responsáveis pela situação de grave crise em que o país se encontra são as mesmas pessoas que comentam sobre o estado do país e que produzem opinião para ser consumida na televisão.” Está tudo dito!!

  5. Rafael Ortega

    Será que o Público não pos todos os comentadores no mesmo gráfico para não humilhar ainda mais o inginheiro?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.