Alemanha Comunista vendeu saúde dos seus cidadãos a quem pagava melhor

Mais de 50 mil pessoas na ex-RDA foram cobaias para grupos farmacêuticos ocidentais:

Mais de 50 mil pessoas da antiga República Democrática Alemã (RDA) serviram de cobaias para grupos farmacêuticos ocidentais, muitas vezes sem o saberem e algumas perderam a vida. A notícia é avançada pelo semanário alemão Der Spiegel deste domingo.

No total, foram levados a cabo mais de 600 estudos em 50 clínicas, até à queda do muro de Berlim em 1989, especifica a revista, que se baseia em documentos inéditos do Ministério da Saúde da Alemanha de Leste e do instituto alemão dos medicamentos.

Nesses dossiers, aparecem dois mortos em Berlim-Leste na sequência de testes relacionados com o Trental, um produto que melhora a circulação sanguínea, desenvolvido pelo grupo Hoescht (que entretanto se fundiu com a Sanofi), da então República Federal da Alemanha; ou ainda dois mortos perto de Magdebourg durante ensaios de um medicamento para a tensão para o laboratório alemão Sandoz, entretanto comprado pelo grupo suíço Novartis.

(…)

Se o PCP tomasse conta de Portugal (e não digo em coligação, digo se o Jerónimo de Sousa se tornasse o ditador Português), com a sua política de altas despesas e baixos impostos (já agora), o que faria passados 20 anos de crise económica e face a uma fome à norte-coreana (um regime que eles ainda hoje defendem publicamente, apesar das evidências)?

Fica a pergunta e uma ou outra possíveis respostas.

24 pensamentos sobre “Alemanha Comunista vendeu saúde dos seus cidadãos a quem pagava melhor

  1. Ricardo

    A hipótese #2 mostra algo que em determinados circulos germânicos nunca se perdeu: a utilização de mão-de-obra escrava para o desenvolvimento da indústria e do bem estar do povo. Foi assim na Segunda Guerra Mundial, em que o Estado, através das SS, fornecia mão-de-obra a preços simbólicos às empresas que forneciam o esforço de guerra e assim maximizavam os lucros. Foi assim na ex-RDA, como se pode ver pela notícia anexa e, com as devidas distâncias, parece voltar a ser assim na actualidade, com o sacrifício dos GIPSIS para manter o nível de vida de uma Alemanha unificada e liderada por uma antiga secretária de “Agitprop” da FDJ (Freie Deutsche Jugend).

    Ao contrário do que muitos possam pensar, o pior do espírito alemão tinha praticamente desaparecido na RFA, mas manteve-se bem vivo na RDA, onde do passo de ganso à polícia secreta, da falta de liberdade à utilização de mão-de-obra escrava, tudo se manteve próximo do regime anterior, comprovando que os extremos se tocam.

    Se será justo ou verdadeiro associar uma coisa à outra, deixo à consideração de cada um. Talvez seja um delírio da minha parte.

    Mas lá que parece…

  2. A Alemanha capitalista vendeu-se ao nazismo! Lembram-se do dia 9 de Março de 1933? E adivinhem quem estava entre os primeiros a ser enviados para o «campo de concentração» de Dachau? Os comunistas e os sociais democratas, para além de sindicalistas e judeus.

    Vide a História do Século XX, de Martin Gilbert, pág. 207. Editora Dom Quixote, 2ª edição.

  3. Comunista

    Não há nada mais estúpido do que sugerir que o PCP e o Jerónimo de Sousa venderiam portugueses para testes médicos, especialmente quando são as políticas actuais que estão a levar as pessoas a todo o tipo de medidas desesperadas. Quando ao trabalho escravo de que falam noutro post, é ver os salários de 300,00 euros que andam a pagar, ou seja, abaixo do limiar da pobreza em Portugal. Quem anda a esmagar o povo é o vosso governo.

  4. Joaquim Amado Lopes

    Comunista (5),
    “Não há nada mais estúpido do que sugerir que o PCP e o Jerónimo de Sousa venderiam portugueses para testes médicos”
    Olhe que não sei. Dizer “não tenho a certeza de que a Coreia do Norte não seja uma democracia” é bastante estúpido embora a “taça” tenha que ir para quem defende o aumento da despesa, a redução dos impostos e que a troika se vá embora.

  5. tina

    “5.Não há nada mais estúpido do que sugerir que o PCP e o Jerónimo de Sousa venderiam portugueses para testes médicos”
    .
    Mas por que razão haveria o PCP de se incomodar em vender os cidadãos a testes médicos quando Jerónimo de Sousa apoia a ditadura de Cuba, por exemplo, e a perseguição e assassinato dos seus cidadãos? É claro que Jerónimo de Sousa faria isso e muito, muito mais!..

  6. tina

    “O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, endereçou ao presidente cubano Fidel Castro os votos de “prontas melhoras”, num dos momentos mais aplaudidos pelos militantes que assistiram ao comício de encerramento da Festa do Avante!.”
    .
    Prontas melhoras para Fidel Castro poder continuar a matar os seus cidadãos.

    Cuba- durante a ditadura de Fidel Castro matou 86.587 pessoas, aprox. 1,43% da população da época. Divididos assim: fuzilados:5.621. Assassinados extrajudicialmente:1.163. Presos políticos mortos no cárcere por maus tratos, falta de assistência médica ou causas naturais:1.081. Guerrilheiros anticastristas mortos em combate:1.258. Mortos ou desaparecidos em tentativas de fuga do país:77.824. (Os dados sobre Cuba foram obtidos no site da Anistia Internacional)

  7. A. R

    Já ouviram falar do CIREN? Um centro de pesquisas cubano em neurologia! Trabalha com substância negra fetal”, células raquidianas extraídas de fetos vivos, alguns de abortos forçados, para injectar em doentes ricos com doenças neurológicas graves.

    Hitler e Mengele eram uns aprendizes de feiticeiro frente a comunistas.

  8. EMS

    Não entendo. Assim que se sabe que uma potencia comunista aderiu ao mercado livre, esta fica debaixo de fogo exatamente pelos defensores desse mesmo mercado livre.

  9. EMS,
    – Durante o tempo em que uma “potência” é comunista, critica-se os abusos nesse país (deve já ter visto por aqui referências à Coreia do Norte).
    – Quando o regime comunista cai e se sabem mais informações – mesmo que por vezes passe muito tempo no entretanto – as críticas recaem sobre o regime no período a que se referem as informações. Sublinhe-se que estou a criticar a RDA comunista e não a Alemanha de hoje, que certamente não segue as práticas acima descritas!

  10. lucklucky

    “Assim que se sabe que uma potencia comunista aderiu ao mercado livre”

    Mercado Livre é a pessoa a decidir. Mercado Livre é a liberdade de criticar.
    Este caso não tem nada de mercado livre, para começar o Estado Comunista decidiu pela pessoa.

    Aliás suspeito, como aliás é habitual nos regimes tribais – comunismo é tribalismo para intelectuais – que quem foi parar aos testes era gente caída em desgraça perante o regime e que sofreu chantagem de um qualquer esbirro comunista.

  11. EMS

    Ricardo, longe de mim defender o regime da RDA. Mas ao ler que os malandros dos comunistas vendem vidas humanas, também estou a ler que empresas privadas compram vidas humanas quando podem. Apenas isso, acho estranho esta nuance passar despercebida pelo autor do post e por vários comentadores.
    Alias, este género de coisas estão neste momento a passar na Nigéria. Não conheço nenhum ditator comunista nesse pais nem vejo grande indignação com o sucedido.

  12. EMS

    WTF é “substância negra fetal”? É que só encontro referencias a isso no “midia sem mascara”. Parece-me pouco satisfatório chegar a uma conclusão através do “midia sem mascara”.
    Quanto ao CIREN, parece que temos um núcleo em Guimarães. De resto, uma googladela só me mostrou gente satisfeita com o seu trabalho.

  13. EMS,
    Uma crítica justa. Claro que teve que haver quem comprasse. Por mim, “cana” com eles. Deveriam ser todos presos por terem práticas desse género. Claro que já prescreveu tudo e políticos da altura e empresários que tenham participado nesses esquemas já estão “livres de perigo” de serem julgados, mas acho igualmente deplorável a prática desses empresários.
    Hoje há mais respeito pelas vidas humanas e é uma mudança que devemos defender a todo o custo.

  14. carlos reis

    ‘E terrível constatar, que um qualquer ditador comunista, nos possa vender.
    Mas é maravilhoso descobrir, que logo ali, atrás do muro, está o nosso vizinho capitalista, disponível para nos ajudar, comprando-nos… os fígados… os fígados e o resto.

  15. Carlos Reis,
    Claro que é repugnante que haja empresas que tenham essas práticas.
    O curioso é que em milhões de empresas, há algumas a ter essas práticas… mas em poucos regimes comunistas, é um pior que o outro…

  16. Pingback: Alemanha Comunista vendeu saúde dos seus cidadãos a quem pagava melhor (2) | O Insurgente

  17. M

    Esta acusação, a ser verdade, representa um nojo na História da Humanidade. No entanto, não é por isso que quero deixar o meu comentário. É incrível como distorcem a verdade em certos comentários. A Coreia do Norte NÃO É COMUNISTA. Li um artigo bastante bom acerca daquele país e mais especificamente sobre a última revisão da sua Constituição. Não há UMA ÚNICA referência ao comunismo no texto. Aliás, a posição do partido do país é de distanciamento da ideologia marxista-leninista. A ideologia norte-coreana chama-se Juche. Não duvido que aquele país seja uma ditadura totalitária e opressiva, o que, por si só, demonstra bem o “comunismo” que para ali vai, partindo do princípio de que o comunismo defende a ditadura do proletariado (expressão esta que o PCP deixou de usar, por causa da conotação negativa que a palavra ditadura obteve depois de, em Portugal, o nosso povo passar pelo regime de Salazar), mas também não posso acreditar em tudo o que a imprensa capitalista me diz… Em relação ao que foi dito acerca do PCP, duvido muito que o Jerónimo de Sousa seja, na verdade, um tirano carniceiro… Em relação á política que o PCP propõe, escusado será dizer que, se calhar, convém ler o PROGRAMA deste partido… Penso que o PCP evoluiu, o problema é aqueles que não deixam de associar o que se passou noutros países com culturas completamente diferentes da nossa, e em tempos completamente diferentes. Penso que se o PCP chegar ao poder e fizer precisamente o contrário do que se comprometeu, quase todos os seus militantes deixariam de o ser… Ou não? Foi horrível o que fizeram em certos países chamados comunistas ou socialistas, e QUE NUNCA SE APAGUE DA HISTÓRIA esse tipo de acontecimentos, inclusive os da ditadura capitalista…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.