O que aconteceu ao Preço do Ouro?

Gold April 2013

Dados os meus artigos do passado, várias pessoas me têm perguntado – via mail ou via blog – como é que eu explico a mais recente variação no Preço do Ouro e da Prata e o que eu concluo a partir desta variação negativa.

Para além de colocar ao lado o gráfico dos últimos 2 meses (a partir do site Gold Price) e de deixar no fim do artigo o vídeo do Schiff sobre o tema, gostava apenas de colocar aqui algumas notas:

  1. A perspectiva de Longo Prazo continua óptima. Até me convencerem que a União Europeia e os EUA voltaram a ser os produtores mundiais ou que pelo menos os respectivos Estados têm superávites orçamentais e não precisam mais de imprimir para pagar as suas contas, continuo interessado nos metais. Podem já ter subido bem, mas têm espaço para subir mais.
  2. O facto de o Chipre ter prometido vender os seus metais (Guardian Apr12thForbes Apr15th), e de muitos negociantes (“traders”) terem reflectido isso imediatamente no preço e terem atirado o preço para baixo (ZeroHedge Apr12thMoneyControl Apr16th) não me faz rever a minha posição.
  3. E se os Bancos Centrais dos PIIGS forem “convencidos” a vender Ouro, como Portugal já o foi? Bem, naturalmente nessas semanas o preço cairá. Quem precisar do dinheiro nos próximos meses, talvez fique melhor a perder pouco dinheiro em Depósitos a Prazo, que pouco pagam a menos que a inflação real. Mas quem quiser proteger o seu património para daqui a 5, 10 ou mais anos,… já sabem.
  4. A manter a recomendação de compra… Quando o fazer? Como já fui dizendo a que me mandou mails ou comentários sobre o assunto, o melhor é não comprar tudo de uma vez, mas em tranches periódicas – por exemplo mensais. Assim, serão irrelevantes ou até positivas estas variações, pois os mesmos 100 Euros comprarão mais metal. Sempre no pressuposto claro de que quando o dinheiro fizer falta o preço de venda do metal será superior ao preço de quando compraram, aplicando uma taxa de rentabilidade mínima de actualização claro.

A questão é sempre o longo prazo. Quem achar que o Ouro não vai subir no longo prazo, esteja à vontade para ficar com o seu dinheiro no que quiser. Desde que seja com o seu dinheiro e não com o dinheiro do estado, estão à vontade.

6 pensamentos sobre “O que aconteceu ao Preço do Ouro?

  1. bull bear

    Aqui deixo um excelente video na minha opinião acerca do assunto:
    Jim Rogers: On Gold, All Governments Debasing Their Currency at the Same Time and More

  2. FilipeBS

    Caro Ricardo Campelo de Magalhães,
    Desculpe as minhas perguntas de ignorante. Na prática, como se pode comprar ouro? Através de produtos derivados? Ou comprando fisicamente ouro aos bancos? E onde o guardar? Seria sensato guardar o ouro em casa? Julgo que não. Então poderemos deixar num cofre, num banco? É seguro, mesmo que os bancos vão à falência? Isto é, se o banco for à falência, o meu cofre continua a ser o meu cofre, e não é visto como um depósito?
    Finalmente, o IVA. O ouro paga IVA, certo? Portanto se eu comprar ouro a um banco terei de pagar 23% em cima da cotação de mercado. Mas na hora de vender esse ouro, como recupero o IVA que gastei?
    Desculpe tantas perguntas, mas penso serem essenciais para um ignorante como eu considerar a hipótese de investir em ouro.
    Obrigado!

  3. bull bear

    Ouro não paga IVA.
    Ouro para investir é um péssimo investimento pq está aberto às especulações, agora para proteger a riqueza face a períodos tumultuosos é outra história.

  4. LV

    Algumas observações face às perguntas de colocadas em #1:
    – em Portugal não existe mercado (infelizmente) para os pequenos investidores;
    – os bancos são vendedores, mas os preços não são os melhores (mesmo sem imposto, há prémios sobre o que comprar e as moedas são mais caras) e não têm os pesos mais comuns (a internacional onça troy, por exemplo) só gramas (que ainda assim exigem “negociação” em alguns bancos);
    – comprar no estrangeiro (via internet) é possível, mas exigente – EXIGE MUITA PESQUISA E CONFIRMAÇÃO DE PADRÕES DE CONFIANÇA;
    – neste momento, há vendores retalhistas europeus a diminuir os seus catálogos face à intensa procura e também para conter a baixa de preços da matéria prima (tentam recuperar nos prémios entre 17% e 30%);

    Quanto à análise que o Ricardo faz face à recente baixa (severa) nos preços, importa sublinhar o seguinte:
    – a descida no preço não reflecte a procura (que é crescente) para comprar metais preciosos (há filas registadas de compradores em várias capitais no Oriente, nos EUA nas lojas de venda de metais desde que se deu a grande queda de preços)
    – a descida deve-se a manobras no mercado de futuros (papel) que não têm respaldo em metal físico (são negociatas de papel apenas);
    – esta descida não pode deixar de estar desligada de inúmeras dificuldades na natureza e circunstância do mercado inglês e americano (segundo alguns traders e analistas esses mercados estão em declínio de importância e quantidade de metal efectivamente reservado);
    – o papel dos bancos centrais na gestão delicada de activos face à crise (está longe de estar terminada);
    – o metal de Chipre pode ajudar a influenciar, mas a uma escala muito pequena – já que as 14 toneladas de Chipre nada comparam com as quantidades diárias transaccionadas com destino ao Oriente (desde Janeiro até Março para cima de 1000 toneladas!), logo as 14…;
    – e a hipóteses de outros países como Portugal, Espanha ou Itália venderem ouro para compensar credores… a ver.

    Saudações,
    LV

  5. LV

    Acrescento que a nível europeu, e de um modo mais claro, a Britain´s Royal Mint vendeu mais moedas de ouro neste mês do que o ANO INTEIRO ANTERIOR! Portanto até agora ( e o mês ainda não acabou!) já venderam mais moedas de ouro do que em todo o ano de 2012!
    Nos EUA está a acontecer o mesmo (neste caso nas moedas de prata).
    E o preço está a cair???
    Alguém conhece um produto no mercado em que tal acontece?
    Pelo que as dúvidas e as suspeitas se avolumem.
    Saudações uma vez mais,
    LV

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.