Acreditar em qualquer e no seu contrário, se for necessário, mas acreditar

É tudo tão vago que até dói. De facto, o governo acreditou naquilo que lhe restava acreditar. Primeira lição: um governo, ou um candidato a governar, ou alguém com soluções a oferecer ao governo ou aos candidatos a governar, tem de acreditar em qualquer coisa, por mais absurda que seja.

«Não temos margem para políticas orçamentais expansionistas nem para aumentar os endividamentos», lembra Catroga. Certo. Que, acto contínuo, afirma: para regressar ao crescimento sustentado, «em primeiro lugar, [é preciso] recuperar a credibilidade externa para garantir condições normais de financiamento à economia portuguesa». Mau: temos margem para aumentar os «endividamentos» ou não?

Uma pessoa pode, como se vê, até acreditar simultaneamente numa coisa e no seu oposto, extrair um corolário do lema que o invalida. É assim tão complicado concluir que a solução é a poupança? A começar pela poupança no Estado, sem a qual não há descida de impostos e recursos financeiros para o investimento empresarial? Ah & tal! Mas a poupança desceu tanto que não se vê como possa subir, em tempo nesquik, para o nível que seria necessário para. Pois não.

3 pensamentos sobre “Acreditar em qualquer e no seu contrário, se for necessário, mas acreditar

  1. Miguel Noronha

    Essa contradição do Eduardo Catroga é a mesma de que enfermam muitos “crescimentistas”. Normalmente “encravam” quando se lhes pergunta onde obter os recursos necessários, Alguns, com mais lata, dizem que basta pedir ao paizinho que ele dá.

  2. lucklucky

    É o que acontece desde sempre: de Cavaco a Manuela Ferreira Leite, de Pacheco Pereira a Santana Lopes, de Balsemão a Passos Coelho, de Portas a Louça , de Gaspar a Teixeira dos Santos, de Sócrates a Seguro, do PCP ao BE…todos dizem uma coisa e depois o contrário.

    Todos só concordam numa coisa em permanência: Dinheiro. Estão obcecados por dinheiro, pois despejar dinheiro para eles dá para calar todos os protestos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.