Mais uma ajuda à recuperação da economia

A burocracia tributária (mais uma vez) ao serviço da actividade económica.

7 pensamentos sobre “Mais uma ajuda à recuperação da economia

  1. MM

    Só mesmo que nunca esteve à frente de uma empresa, de quem não tem que pagar ordenados, de quem não tem que se preocupar com a vida prática para lá da burocracia… e que sabe que pode subir na carreira do Estado, à custa destas infâmias.

    Ninguém vê, ninguém se preocupa, mas com o argumento da crise, o controlo desta máquina sobre os cidadãos e empresas já atinge níveis estalinistas. Um dia acaba a crise, pois não há crises definitivas, e a máquina fica instalada. Para sempre.

    Se isto não é perigoso, não sei o que é o perigo.

  2. APC

    Concordo inteiramente, e ainda temos que esperar pelos do costume a dizer “não pode haver economia paralela no séc XXI, amanhem-se.” ou a habitual “Se organizarem bem os serviços administrativos isto não vai trazer problemas a quem é honesto.”…

    A chatice é que sabendo que vai ser o Estado a implementar, é certo que vão haver problemas, é certo que quem se lixa são as empresas e é certo que vai pagar o justo pelo pecador. Quem deve temer isto não são as grandes superfícies, quem se lixa sempre são as pequenas mercearias e os pequenos distribuidores entre todos os outros “pequenos” que vão ser afectados…esses vão levar com cada castanhada que não tarda fecham portas, mais uns quantos.

    Mas enfim, rumo ao progresso e futuro socialistas! Onde tiro a senha para a fila do pão?

  3. economista

    OLHO VIVO E PÉ LIGEIRO …
    Em momentos de certas celebrações contratuais (telemóveis , etc…) ilicitamente fotocopiam o nosso Bilhete de Identidade
    para posterior arquivo alheio !… Fotocópia que vai parar às mãos de criminosos . Saberemos disto quando a Policia Judiciária nos bater à porta pela emissão de cheques sem cobertura , obtidos com uma falsificação a partir daquela fotocópia . Traça-la não é obstáculo para o criminoso …
    Só agora a Lei veio estipular que é ilegal fotocopiar o Cartão do Cidadão !… Assim , “mutatis mutandi” para o Bilhete de Identidade …
    Permanentes violações dos Direitos Fundamentais !…
    E agora o que acontece com a “balburdia da nova facturação” ?
    Em 24 de Agosto de 2012 , o Governo publica 2 Decretos-Leis ,
    o nº 197 e o nº 198 . Ambos afirmam que se aplicam aos sujeitos passivos de IVA , e com entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2013 . O comum do cidadão entende que se trata de agentes que liquidam IVA . Com surpresa , os agentes económicos são confrontados no derradeiro dia 28 de Dezembro de 2012 , com duas inovadoras Portarias , com o nº 426-A e o nº 426-B , com entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2013 !… A “vacatio legis” apenas tem um dia(31) útil !… Infinitamente insuficiente para aquilo que era necessário fazer . E com obrigações declarativas para o dia 8 do mês seguinte !… (parece agora ter sido alterado informalmente em cima do joelho para o dia 25 …) . E até já há lugar a suicídios !… Total falta de respeito pelo destinatário .
    Pior , só agora vem o legislador dizer que esta legislação é para
    os sujeitos passivos de IVA , “ainda que dele isentos” !…
    E assim , pelo artigo 7º da supra-citada Portaria nº 426-A , estão abrangidos os isentos dos artigos 9º (enfermeiros , dentistas, explicadores , etc.) , do artigo 53º (todos os agentes económicos de pequena dimensão) e do artigo 60º (pequenos retalhistas) , todos do Código do IVA .
    Todos os agentes económicos estão assim abrangidos por esta “balburdia da facturação” .
    Supra-citado artigo 7º que refere facturas com NIF o que apenas
    estimula a sua emissão sem NIF contra a vontade do fisco !…
    Com este ónus administrativo senão excessivamente burocrático que cai sobre as empresas não é para Governos que pretendem empresas competitivas . Ainda , sabemos que quantas mais alterações se fazem no Sistema Fiscal , mais injustas distorções e evasões fiscais se verificam . “Oculos
    habent et non videbunt” .
    E também agora continuam as violações dos Direitos Fundamentais !… Por exemplo , não sendo sujeitos passivos ,
    contudo , as nossas facturas de compras têm que ter o nosso nome e morada quando de valor superior a € 1.000,00 !…
    Ainda , sou “obrigado” sempre a solicitar a factura !… Mas o comerciante sempre foi obrigado a emitir factura !…O que é que eu tenho a ver com isto ?… Levar o ónus da fiscalização para o cidadão ! … Atenção !… Este maquiavélico Sistema apenas pretende surrateiramente controlar a vida do cidadão . Através do nosso NIF , o Fisco sabe o que compramos , valor , onde e quando !… Verdadeiramente inconstitucional . E não acreditem no “segredo fiscal” … Mas a “ratoeira” não é só para o cidadão comprador !… Toda a facturação do agente económico fica disponível para a espionagem comercial . E quando menos espera tem um concorrente ao seu lado …
    Violação do “segredo comercial” que vem desde 1888 com Veiga Beirão e que até Salazar sempre respeitou e nunca ousou tocar-lhe !…
    Enfim , mas tudo aqui é possível neste Estado falido e despido de toda a sua riqueza moral e patrimonial . O que resta , degrada-se ou cai em ruínas …

    N.B.
    Somos obrigados a solicitar a factura mas não a conservá-la , o que torna inoperante qualquer ora ameaçadora operação de fiscalização à saída do estabelecimento !…
    Gente doida à solta ?! …

  4. Anti-gatunagem

    Estes incompetentes aventalados foram apenas a forma que a organização mafiosa arranjou para acabar o trabalhinho do corrupto afrancesado. Não nos libertaram em nada do peso do estado, na despesa, na burocracia, na devassa da vida de todos nós e vão aproveitando o folclore dos protestos esquerdalhos para irem, subrepticiamente, acabando a legislação que nos impedirá de ser e fazer o que quer que se queira ser e fazer. Big brother is watching us, for long e todos os animais são iguais mas os porcos são mais iguais que os outros.

  5. paam

    É a única forma que o Estado conhece de combater o desemprego. Com esta medida vai ser necessário proceder ao aumento do número de funcionários da Autoridade Tributária que, por sua vez, serão pagos com as coimas dos criminosos que ousarem transportar algo sem a autorização da AT.

    O Estado cria um problema para resolver. Os contribuintes pagam.

  6. politologo

    A SENTENÇA DE SALOMÃO
    Não há qualquer hipótese de Crescimento Económico ?
    Pior do que jogar no euromilhões !…
    Assim , não há qualquer hipótese da possibilidade do pagamento integral quer do capital , quer dos juros dos empréstimos obtidos pela nossa desgovernação , pois a nossa Divida Publica já excede os níveis catastróficos do período pré-salazarista !… E a Teoria Politica sugere que a Quadratura deste Circulo não pode passar por uma Democracia , ainda por cima pouco saudável !… As Dividas acumuladas por Cavaco e Pedro Passos Coelho já excede a Divida acumulada por Sócrates !…
    E a Divida acumulada por Pedro Passos Coelho está prestes a exceder a Divida acumulada por Sócrates … As tristes verdades de M. de la Palisse … A M…. é a mesma . As Moscas é que mudam (Brito Camacho) .
    E não existem Contas Nacionais credíveis que permitam provar a possibilidade do pagamento da Divida Global do Estado pelo que isto não passa de pura ficção . Aliás , este “status quo” apenas interessa aos Grupos Financeiros instalados neste “sitio tão mal frequentado” cujos tentáculos estão principescamente remunerados !…
    Em 1976 , aprovaram uma C.R.P. financeiramente (e não só …)
    insustentável que nos trouxe ao presente caos e que não cabe
    naquela Quadratura do Circulo . Mais um ponto de inercia !…
    E já não conseguimos fazer depois de amanhã o que devia ter sido feito anteontem !… Agora , o nosso maior deficit é de tempo que já excede em muito o deficit financeiro . Deficit de
    tempo para uma infinidade de coisas …
    Não há qualquer hipótese de Crescimento Económico . O tempo
    perdido voa e lá nos vamos desculpando com o que se passa no estrangeiro em vez de olharmos para os nossos espelhos .
    Oculos habent et non videbunt ?
    Sem falar das mentiras eleitorais deste embuste do “zé camarinha” com nebuloso Passado e perigoso como o nosso
    Futuro , o maior erro de Pedro Passos Coelho foi não ter logo resolvido o problema ainda não resolvido do financiamento da economia real . Assim , não há Crescimento Económico !…
    E enquanto a TAXA de juro for superior à TAXA do Crescimento Económico (PIB) , não há qualquer hipótese de sobrevivência !…
    E já não referimos as vendas das “jóias da coroa” ao desbarato e sem concurso publico … Um Estado falido e despido de toda a sua riqueza moral e patrimonial . O que resta , degrada-se ou cai em ruínas !…
    Assistimos à custa dos Contribuintes apenas a um paternalismo estatal sobre a Banca que foi a principal culpada da crise e agora imoralmente é a grande beneficiada . A Banca
    criminosamente permitiu um interessado sobre-endividamento .
    O crédito expandiu . A procura interna cresceu mas voltada sobretudo para as importações , agravando o deficit externo na nossa Balança Comercial .
    Assim a nossa insuficiente capacidade produtiva voltou-se apenas para a procura interna . O Investimento cresceu voltado para a procura interna . Perdeu competitividade externa . Não existe Investimento voltado para a procura externa . Mas o financiamento da economia real desceu a Zero !…Desapareceu o Rendimento Disponível que em 1973 era superior à média europeia ! … A procura interna afundou . Falências . Suicídios . Desemprego . Este Desemprego tornou-se estrutural . Irreversível !… Natalidade ? Insustentabilidade da Segurança Social . Como vão viver os verdadeiros reformados ?
    Níveis de pobreza irreparáveis .
    A capacidade produtiva torna-se obsoleta e a formação liquida de capital fixo torna-se negativa . O escasso Investimento não compensa as perdas no stock de capital fixo . Até nas
    empresas exportadoras .
    E o Emprego só pode crescer , aumentando a competitividade externa das empresas , e para tal é necessário Investimento
    mas este e a não deslocalização das empresas ainda existentes exigem as seguintes 10 condições :
    1. Formação Profissional de qualidade
    2. Legislação Laboral adequada
    3. Estabilidade Sindical
    4. Estabilidade Fiscal
    5. Estabilidade Politica
    6. Sistema Judicial eficiente
    7. Eliminação da Burocracia
    8. Eliminação da Corrupção
    9. Criminalidade 10. Segurança
    Existe a possibilidade de uma atempada solução democrática? Não . Como agravante , entre atacar competentemente o problema do deficit (DESPESAS>RECEITAS) pelo lado da diminuição da despesa , este incompetente Governo optou pelo lado do aumento das receitas fiscais i.e. uma Ditadura Fiscal !…
    Asfixiou a Economia . Tem a vantagem de chegar mais depressa ao fundo do poço … Mas a Curva de Laffer não nos engana . Quanto maior for a criminosa pressão fiscal , menores serão as receitas fiscais !… E sobre o Governo pende a Espada de Dâmocles da Lei de Wagner i.e. o crescimento irreversível das Despesas Publicas . Assim , Deficits crónicos … Empréstimos ?
    Empréstimos são Receitas Fiscais adiadas !… Sem Receitas Fiscais e sem Empréstimos ? “Crash” !… Implosão Social … Solução de curto prazo ? Enquanto é tempo ,
    EMIGRAR … (para ajudar a nossa Balança de Pagamentos ???)
    Mais de 10 suicídios e outras quantas mortes já ocorreram decorrentes das incompetentes e irresponsáveis politicas de Pedro Passos Coelho ? Mataram D. Carlos e Sidónio Pais .
    Vox Populi : Não há duas sem 3 …
    <<>>
    “Não será encerrada nenhuma Escola , um Infantário ou um Hospital para
    pagamento das “ aventuras e cowboiadas” da Banca e da Bolsa” .
    (Olafur Grimsson – Presidente da Islândia)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.