As Vantagens De Se Ter Um Banco Público

Depois de ter apresentado prejuízos em 2011 na ordem dos 488 milhões de euros, a Caixa Geral de Depósitos terá fechado 2012 com um prejuízo de 400 milhões de euros.

19 pensamentos sobre “As Vantagens De Se Ter Um Banco Público

  1. Ana Paula

    Melhor mesmo é só haver bancos privados… pode-se ter prejuízo, fazer asneiras à vontade, brincar com o dinheiro dos outros, fazer investimentos de risco à vontade!!! Depois, o Estado paga!

  2. M. Miranda

    De facto também houve bancos privados que fecharam o ano com prejuízos. Agora, os prejuízos da CGD são nossos e esses são deles (se nenhum governo socialista se lembrar de nacionalizar … os prejuízos).

  3. Miguel Noronha

    “pode-se ter prejuízo, fazer asneiras à vontade, brincar com o dinheiro dos outros, fazer investimentos de risco à vontade!!!”
    Por isso mesmo convém escolher bem o banco a quem confia as suas poupanças

    “Depois, o Estado paga!”
    Tem bom remédio. Deixa de salvar bancos. Quantos ao fundos cedidos para efeitos de recapitalização convém saber que se tratam de empréstimos que terão de ser ressarcidos e que o dinheiro não é nosso.

  4. Miguel Noronha

    ” Agora, os prejuízos da CGD são nossos”
    Não só os prejuízos mas todos os reforços de capital que são feitos. Por vezes de forma encapotada.

  5. paam

    É o que dá ter um banco gerido por boy’s. Mas não há problema, o contribuinte terá todo o prazer em participar no novo reforço de capitais.

  6. Luís Lavoura

    De qualquer forma a Caixa Geral de Depósitos é, tal como os bancos privados, uma empresa quase sempre lucrativa. 2012 foi um ano excecional. Fora esse ano, a CGD tem dado lucros ao Estado todos (ou quase todos) os anos.

  7. lucklucky

    Sim os aumentos de capital dos ultimos anos não contaram para o LLavoura. De qualquer modo muito me admiraria que um Banco do Estado/Políticos com a segurança de Orçamento para tapar buracos que oferece não teria lucros. QQ pessoa prudente deve ter se possível algum dinheiro no banco do estado pois esse só irá à falência caso o regime esteja acabado.

  8. JMJ

    Já vi que preferem os bancos que dão sempre lucro até ao dia em que a CGD tem que ir a correr tapar os buracos contabilísticos…

    Já agora, quais foram os resultados do BPN, do BPP e do BANIF antes das respectivas broncas?

  9. Miguel Noronha

    “Já vi que preferem os bancos que dão sempre lucro até ao dia em que a CGD tem que ir a correr tapar os buracos contabilísticos…”
    Exacto. Bancos (e genericamente) empresas lucrativas são sempre preferíveis às que dão prejuízos. Mas onde é que a CGD teve que ir “tapar buracos contabilisticos”?

  10. Rafael Ortega

    Já estão a ser mauzinhos. Porquê atacar a CGD? se não fosse a Caixa como é que os empresários amigos dos políticos, e os testas de ferro destes, iriam arranjar dinheiro para comprar acções, e cimentar posições, em guerras de controlo de empresas privadas?

    Sobre a Caixa gostaria que fosse respondida a pergunta, não de um milhão de euros, mas de 4 ou 5 mil milhões. O que é que aconteceu durante o tempo em que a Caixa esteve a gerir o que restava do BPN?

  11. ricardo saramago

    CGD/BPN é mais um pilar do Estado Social – O dinheiro desaparece, a malta paga e os donos do país lá vão fazendo pela vidinha.
    Pelo que oiço há muita gente que gosta.

  12. Comunista

    “2.Você sabe a diferença entre o sector público e o privado, presumo.”

    A ver pelos dinheiros públicos injectados nos bancos privados, estes não sabem a diferença, ou melhor, sabem muito bem: guardam os depósitos do pessoal, desbaratam os depósitos do pessoal e vai daí o pessoal empresta dinheiro aos bancos para que eles reponham os depósitos do pessoal – ou seja, o pessoal deposita duas vezes e recebe uma. E mais ainda, escuta depois os banqueiros a dar lições de economia e finanças ao pessoal.

  13. Nuno

    Em resumo, os meus amigos comunistas não gostam dos bancos privados porque o contribuinte pode ser chamado a pagar os prejuízos por governos socialistas e preferem bancos públicos onde o contribuinte garantidamente é chamado a pagar os prejuízos por governos socialistas.

  14. Pingback: O Banco Público | O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.