Para que serve um tecto da dívida se é aumentado cada vez que se atinge?
O tecto da dívida pública americana foi instituído em 1917 e já foi aumentado mais de 90 vezes desde então. Só desde 2001, o tecto já foi aumentado por treze vezes.
Neste aspecto, os democratas e republicanos são hipocritamente iguais, mudando de opinião de acordo com as conveniências mas sempre com o mesmo resultado – um aumento constante do tecto da dívida.
Por exemplo o Senador Obama, que em 2006 votou contra o aumento do tecto da dívida, alegava na altura que: “The fact that we are here today to debate raising America’s debt limit is a sign of leadership failure. It is a sign that the U.S. Government can’t pay its own bills. It is a sign that we now depend on ongoing financial assistance from foreign countries to finance our Government’s reckless fiscal policies.”
Já em 2013, o Presidente Obama defende que “[Not raising the debt ceiling] would be a self-inflicted wound on the economy. It would slow down our growth and tip us into recession. To even entertain the idea of this happening is irresponsible. It’s absurd.”
Política normal, como de costume.
Tecto? O limite é o céu.
O que mais assusta é o crescimento exponencial do tecto da dívida nos últimos 30 anos. Repare-se que este tecto cresceu desde 2005 a um ritmo de 9,65% ao ano contra um crescimento médio anual do PIB igual a 3,89% na última década.
Em 2005 o PIB dos E.U. valia $10,24*10^9 e o tecto da dívida era igual a $5,95*10^9. Em 2011 o PIB foi de $14,99*10^9 e o tecto da dívida atingiu $15,19*10^9! Em 2012 foram-lhe acrescentados mais $1,2*10^9
Logicamente que um dia isto vai acabar mal. As árvores não crescem até ao céu!
De Obama espera-se tudo. Em Chicago já frequentava clubes, clubes…. enfim. Mas a comunicação social local tudo escondeu.
Corrijo no meu comentário acima: onde se lê 10^9 deve ler-se 10^12, ou seja, milhões de milhões que em Portugal se diz biliões e nos E.U. triliões
João,
Outro gráfico que talvez tenhas interesse em mostrar e que, creio, é directamente correlativo a este é o da emissão de moeda em dólares, principalmente a partir de 2008; moeda=dívida.
Acho que é uma espécie de (má) gestão por objectivos: sempre que se atinge um objectivo que se pensava ser difícil, comemora-se e aumenta-se a fasquia.
Pingback: Os EUA Podem Entrar Em Bancarrota No Dia 17 de Outubro | O Insurgente