Como se diz «sobering» em português?

Sim, o crescimento é a questão fundamental. Não, a palavra pouco ou nada quer dizer no linguajar socialista, que identifica as condições suficientes do crescimento com a diluição de restrições ao financiamento público e privado, com a diliução das restrições que nos conduziu precisamente aqui (a noção de que a raiz é um problema de incentivos e os incentivos têm a ver com as instituições, as regras do jogo que se joga na economia, é-lhes estranha e, portanto, o problema do crescimento é um problema que o socialismo ignora). Aqui quer dizer:  a uma taxa de crescimento tendencial do produto negativa e a um empilhamento de dívida – pública e privada – que, se não diminuir por via do crescimento, terá de diminuir pela via do incumprimento.

Vão cinco anos sobre a crise. O que se passou com a divergência entre o Norte e o Sul, que a crise se limitou a escancarar, e está na origem da sua persistência? Agravou, em vez de diminuir. Compare-se com os EUA.

dispersão

O gráfico «italiano» ilustra melhor o ponto.

Gráfico italiano

No que é fundamental estamos hoje mais longe do ponto em que estávamos e sobre o qual a crise estoirou. Gráficos pressurosamente roubados do artigo de Paolo Manasse. O resto é espuma.

Um pensamento sobre “Como se diz «sobering» em português?

  1. JS

    “… e a um empilhamento de dívida – pública e privada –…”.
    Não esquecendo que uma é responsabilidade de um individuo, ou instituição, privada, e que é assumida e saldada nominalmente.
    A outra, a pública, é responsabilidade de um hiperbólico “todos” cuja responsabilidade, segundo a leis em vigor, está anquilosadamente indefinida. Se calhar é por isso que existe.
    E quando alguém a quer coartar, por lei … alguém se opõe. Curioso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.