No Fio da Navalha

 

O meu artigo de hoje para o jornal i.

O emprego

A revista “The Atlantic” publicou, na sua edição de Dezembro, uma curiosa reportagem do seu correspondente na China, James Fallows, intitulada “Mr. China Comes to America”. Nela é-nos descrita uma revolução que está a ocorrer na fabricação de produtos que poderá ter efeitos de proporções idênticas aos originados pela internet.

Uma revolução das novas tecnologias que acelera o processo que vai da ideia à sua fabricação está a levar algumas empresas a deslocar a sua produção da China para os EUA. De acordo com a reportagem, são inúmeras as empresas na área de São Francisco que ganham com a proximidade ali existente entre dinheiro, conhecimento e consumidores. Para quê produzir na China, se os passos, da ideia ao seu financiamento e deste ao consumo, estão na mesma cidade?

Tecnologias que permitem àquelas empresas acesso às vantagens a que apenas os gigantes, como a Apple, têm a nível mundial. O emprego, nos EUA, virá de mudanças como esta e não de regras impostas por Washington ou da boa vontade da Apple ou da Google. Unido o ciclo da manufactura, é-se mais eficiente e preciso, tornando possível qualquer empresa norte-americana a produzir nos EUA enfrentar os gigantes.

Enquanto os políticos prometem leis que obriguem as empresas a criar emprego, da astúcia de quem trabalha nascem soluções que não coagem ninguém. Por muito que custe aos que governam, o homem é mais engenhoso que eles.

Anúncios

2 thoughts on “No Fio da Navalha

  1. Sérgio

    O PCP e o BE publicamente, o PS às escondidas, que tanto lutaram para que a China entrasse na OMC (até parece que são chineses e não portugueses), não vão gostar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.