Artur Baptista Lains

Jorge Costa no Facebook

O Pedro Lains, um professor universitário e historiador, muito mais do que o Artur Baptista da Silva, é para mim um caso muito difícil de compreender. Ontem, com estes olhos que a terra, etc., vi-o e ouvi-o explicar a crise na Sic-N: o governo apertou na despesa e pum! a economia contraiu 9.000 milhões de euros. Verdade que a economia contraiu no último ano terminado em Setembro 4.000 milhões a preços correntes. Nem sempre é fácil de perceber o que ele diz, de modo que fui (tentar) ler o que ele escreve. Um dos textos começa assim: «A economia é uma ciência complexa, com várias vertentes, algumas insondáveis.» Uma ciência com vertentes insondáveis. Got it? Não? Aqui vai: «O mais importante será talvez apenas notar que, em economia, a verdade nunca está encostada a lado nenhum.» Começa a fazer sentido? Tudo daqui.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Artur Baptista Lains

  1. Comunista

    Que você não entenda que a economia tem vertentes insondáveis faz de você precisamente o Artur Baptista da história. As vertentes insondáveis da economia são precisamente aquelas que pertencem à diferença entre a teoria e a actualidade enquanto tal, quer dizer, a diferença que nunca vai deixar de ser diferença, enfim, uma para a qual não há modelos de previsão e ou controlo.

  2. Tiro ao Alvo

    Este comunista se não existisse tinha que ser inventado: se não fosse ele, quem iria meter na ordem o Noronha?
    Muita vida para o “nosso” comunista!

  3. Miguel Noronha

    Devem ser as tais “vertentes insondáveis” que o levaram a inventar mais 5 mil milhões.

    Já agora, um comunista a dizer que não há modelos de previsão ou controlo é muitissimo estranho. Mas enfim… Também conheço um tipo que se dizia “fascista libertário”.

  4. lucklucky

    Pela lógica do Comunista ele devia ser Anti-Comunista… A falta de certeza, a informação dispersa, o conflito entre dados,a realidade sempre em mudança é também que destrói todos os sonhos de controlo do Politburo Económico…

  5. JS

    Com as devidas vénias.
    “…Number 2: PhDs Know What’s Good For Us
    Back to the obvious, we all know that someone with a PhD is smarter than we are. They’ve got the degree to prove it. Some PhDs even have degrees in economics, which is unbelievably complicated. How else could one understand how exponential money growth creates wealth? …”

    “…Also, PhDs have all sorts of fancy statistics that only they understand. This is because they create them in the first place. PhDs are smart enough to do that, you see. So when they tell you that consumer price inflation is 2.43%, they don’t mean 2.42%. Or 2.44%. No, they mean 2.43%….”

    http://www.zerohedge.com/news/2012-12-28/friday-humor-top-ten-reasons-why-fiat-currency-superior-gold

  6. Pingback: Artur Baptista Lains (2) « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.