Sobre a Europa que alguns querem

E que tal um pouco menos de Europa? (2). Por Adolfo Mesquita Nunes, no i.

«Mas assiste-se exactamente ao contrário. Harmonização fiscal, dizem. Impostos iguais para todos os estados–membros. Não se pretende, note-se, uma carga fiscal mais baixa. Pretende-se obrigar os países com baixos impostos a aumentá-los, com as consequências que conhecemos na vida as pessoas e das empresas e esquecendo que a Europa tem de competir com os países emergentes.

E se o resultado dessa harmonização significar, apesar de tudo, uma redução da nossa carga fiscal? Se assim for, a pergunta mantém-se: de que forma pode Portugal, com os atrasos e problemas que conhecemos, competir com os restantes países se não puder ser fiscalmente mais atractivo que eles?

E mesmo que assim não fosse, e é, convém lembrar que esta harmonização fiscal é apenas uma das faces da moeda. A outra face compreende um orçamento europeu com impostos europeus. Ou seja, como se imagina, qualquer poupança seria consumida pelos impostos europeus que tantos defendem na discrição dos corredores de Bruxelas.»

Vale a pena ler o artigo completo.

Leitura complementar: E que tal um pouco menos de Europa?

7 pensamentos sobre “Sobre a Europa que alguns querem

  1. Rui

    tudo isto parte do pressuposto que uma carga fiscal mais baixa é necessariamente melhor que uma carga fiscal alta, quando pelo contrario o que interessa ao cidadão é a relação preço/qualidade ou seja face ao que paga de impostos a quantidade e qualidade de serviços que obtem do estado

  2. mggomes

    Mas os crápulas que votaram favoravelmente o orçamento ainda têm coragem de falar em impostos baixos?
    Terão noção do vómito que induzem?
    Haja vergonha!

  3. Chega de Hipocrisia

    Um belo hipócrita este Mesquita Nunes….vota a favor do “maior aumento de impostos de sempre” em Portugal, e logo a seguir, como se nada se tivesse passado, vem vociferar publicamente contra os aumentos de impostos….que vá dar banho ao cão, é o que lhe desejo!

  4. CC

    Eu acho piada a este artista… Primeiro vota a favor do aumento de impostos depois vem com esta conversa de liberal de pacotilha. Esta gente não se enxerga?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.