João Duque gosta de brincar…

JOÃO DUQUE à Renascença: “Pessoas descontaram o que lhes pediram, nem mais nem menos”.

João Duque diz que os reformados de hoje descontaram os que lhe pediram e que agora têm direito à reforma calculada. Mesmo que tivessem pago 35% durante 32 anos e, reformados aos 50 anos, possam ainda receber 90% durante cerca de 30 anos – uma situação em que eu conheço vários casos – essa situação é justa porque as “pessoas descontaram o que lhes pediram, nem mais nem menos”.

Ele estará a brincar? Quem paga esse enorme diferencial? Estarei eu – que estou na casa dos 30 – condenado a pagar para sustentar esta enorme injustiça durante anos (décadas?) e no fim receber umas palmadinhas nas costas e um pedido de desculpas? Porquê – Porque alguém prometeu algo a alguém antes de eu nascer? E eu, tenho de sair do país para evitar participar neste desastre em câmara lenta?

Passos Coelho é um amigo do Estado Social e está a tentar salvá-lo.  Se ele falhar creio que o Sr. Duque vai gostar ainda menos da alternativa…

13 pensamentos sobre “João Duque gosta de brincar…

  1. Antonio

    É a lógica da batata. Há que defender o sistema pois depende dele. Atirar areia para o ar, depois se vê. Fazer pela vidinha é o que eles sabem fazer bem, abençoado seja amén.

  2. JS

    Estamos apenas perante mais um exemplo do que é o sistema politico em vigor, esta Constituição.

    Uma vasta “classe”, política, congeminou -sem pejo e com ocultação de dados- os seus próprios vencimentos e benefícios, presentes e futuros.

    Já que o PM levanta o problema, porque não um recálculo de todas as Pensões (Caixa) com critérios uniformes?. Os famosos direitos adquiridos?.

  3. paam

    Os mais jovens também estão a fazer pela vidinha saindo do país. Contudo, segundo o eurostat, em 2011 apenas 34% dos jovens até aos 29 anos tinham emprego. Ou seja, são dois terços da população mais jovem que não consegue um miséro emprego quanto mais pagar a segurança social daqueles que já se reformaram.

    Se esta situação se manter, ou mesmo agravar, os sistemas de segurança social semelhantes ao português vão todos colapsar em pouco tempo.

  4. Antonio

    Além do mais antes de sair, a troika não vai deixar que esta treta dos direitos adquiridos para alguns se perpetue. O caso do presidente e da presidente da assembleia são o culminar do delirio a que se chegou !

  5. tric

    as pessoas pagaram o que o Estado lhes pediu…o minimo que se pede Primeiro-Ministro de Portugal é um pouco de respeito por quem cumpriu as suas obrigações para com o Estado…agora chamar, publicamente ladrões a essas pessoas que descontaram toda a vida…porque o Estado descobriu que as contas que fez estavam mal feitas…eu acho que o Primeiro-Ministro está a ficar louco…não há dinheiro para Portugal manter as pensões que tem, é um facto, por isso o negócio da transferencia do fundo de Pensões da Banca para o Estado foi ruinoso…e quem fez um negócio daqueles, depois chamar ladrões a quem recebe o que tem direito…era bom, que Passos utiliza-se a sua “ferocidade” na renegociação da divida portuguesa…os portugueses tambem não descontaram para ter tamanha divida…

  6. tric

    Estarei eu – que estou na casa dos 30 – condenado a pagar para sustentar esta enorme injustiça durante anos (décadas?) e no fim receber umas palmadinhas nas costas e um pedido de desculpas? Porquê – Porque alguém prometeu algo a alguém antes de eu nascer? E eu, tenho de sair do país para evitar participar neste desastre em câmara lenta?”
    .
    sim, tem que se calar…se se cala na renegociação da divida…

  7. tric

    “Além do mais antes de sair, a troika não vai deixar que esta treta dos direitos adquiridos para alguns se perpetue. O caso do presidente e da presidente da assembleia são o culminar do delirio a que se chegou ”
    .
    o unico direito que existe é a Banca Privada…o Estado não a deixa ir à falência para que esta continue a penhorar o bens dos portugueses…tudo em nome do mercado!!

  8. Pingback: Conflito de gerações « O Insurgente

  9. A ‘beleza’ da divida publica de um qualquer estado e’ que o pescoco do individuo esta no cepo para a pagar so e apenas enquanto esse inidividuo permanecer no monopolio territorial desse estado. Quando o individuo sai, deixa de ser ‘responsavel’ pelo pagamento dessa divida. Claro que, ao mesmo tempo, passa a ser responsavel pela divida do pais de destino, mas ha sempre a possibilidade desta ser mais pequena do que a portuguesa.

    Por isso mesmo os burocratas centralizadores em Bruxelas querem socializar as dividas dos politicos (digo, dos paises). Assim, para onde quer que as pessoas fujam (dentro da Europa), sao responsaveis pelo pagamento de uma e so gigantesca divida. Os politicos nao gostam de concorrencia fiscal. Se a Europa fosse constituida por 10,000 Liechensteins, seria muito mais facil as pessoas movimentarem-se para monopolios territoriais com mais baixos impostos e mais liberdade individual. Os politicos teriam de competir por pagantes de impostos e isso, na perspectiva deles, nao pode acontecer. Por isso eles querem criar um super-estado, onde todos, desde a Finlandia ate Portugal, pagam os mesmos (extremamente altos) impostos e onde a fuga seja cada vez menos possivel.

    Ha um grande mundo la fora, com muitas oportunidades. Eu sai ja vai para 6 anos e foi a melhor coisa que fiz. Quem tenha uma profissao e vontade de trabalhar e vencer, o aeroporto da Portela esta logo ali.

  10. Pingback: Novas regras para cálculo das pensões com base em critérios uniformes aplicados aos descontos « O Insurgente

  11. tric

    “sim, tem que se calar…se se cala na renegociação da divida…”
    .
    peço desculpa ! mandar calar quem se conhece já é uma falta de respeito, quem não se conhece ainda pior…mais uma vez desculpe! não voltarei a comentar …c´est fini le Tric Tric…Boas Festas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.