No Portugal socialista

Maioria propõe que gasolineiras sejam obrigadas a ter combustíveis de baixo custo

Em Portugal, mais de metade do preço de venda ao publico dos combustiveis sao impostos (IVA e ISP).  Nada mais natural que para obstar ao aumento do preço dos combustiveis, num pais ja sobrecarregado de impostos, os ilustres representantes do povo propusessem uma descida dos impostos. Mais isso obrigaria a cortes na despesa publica. O que seria extremamente aborrecido porque iria afrontar uma qualquer corporaçao que vive na sobra do orçamento. Ora, muito mais facil seria passar a “batata quente” para as gasolineiras. No final, os impostos nao descem e o poder arbitrario dos govenantes aumenta.

Go Galt.

3 pensamentos sobre “No Portugal socialista

  1. Luís Lavoura

    Eu gostava era de saber como é que eles irão definir o que é um “combustível de baixo custo”.

    Eu na minha terra tenho gasolineiras que vendem a gasolina uns 12 cêntimos mais barata do que outras, e gasolineiras que praticam todos os preços intermédios. Exatamente que valor passará a ser considerado “baixo custo”, pergunto eu?

  2. Nuno

    Note-se que em Portugal, antes de impostos, os preços são mais elevados que a média europeia apenas cerca de 4 cêntimos e tal deve-se à fantástica forma como o Estado decidiu privatizar a Galp, que foi de manter as refinarias de maneira a aumentar o seu poder de mercado e por conseguinte o seu valor e o encaixe financeiro, utilizável em redistribuições (compra de votos) várias. Só não se maximizou a actividade económica mas isso é um pormenor.
    Claro que os investimentos forçados nas bombas para oferecerem combustíveis low-cost só vão aumentar o preço dos combustíveis porque as gasolineiras vão tentar recuperar essa perda. Pelo meio desencoraja-se os concorrentes mais pequenos de abrir novas bombas que criem mais concorrência.
    É realmente preciso muita falta de vergonha para a entidade que duplica os preços dos combustíveis vir dar lições de moral sobre os preços dos mesmos.

    No fim o objectivo mais importante é atingido, que é o de fazer de conta que fizeram alguma coisa para resolver o problema e a culpa fica com as gasolineiras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.