Os ricos que paguem a crise!!! Ou pelo menos 25 milhões…

Aumento do IRS nos escalões mais altos deve render 25 milhões, no Diário Económico:

Actualmente, a lei prevê uma taxa de adicional de 2,5% para os rendimentos colectáveis que excedem os 153 mil euros anuais. No entanto, a proposta de Orçamento do Estado para 2013 (OE2013) estabelece como escalão de rendimento mais alto os 80 mil euros, valor a partir do qual se aplicará a taxa adicional de 2,5%. Já a proposta de alteração ao OE2013 hoje anunciada pelo PSD e pelo CDS mantém a taxa de 2,5% para os rendimentos que excedem os 80 mil euros, mas cria uma taxa de 5% a aplicar aos rendimentos colectáveis que ultrapassam os 250 mil euros.

Ao render cerca de 25 milhões de euros, esta taxa de 5% deverá compensar um quarto da poupança necessária para a redução da sobretaxa em sede de IRS aplicável a todos os trabalhadores que, tal como também foi anunciado hoje, deixará de ser de 4% e passará a 3,5% o que provocará um decréscimo da receita em cerca de 105 milhões de euros.

Para mim, nem é muito relevante se vão taxar mais ou menos aos criadores de emprego: eu já tenho o meu e se querem taxar ao máximo os criadores de emprego de forma a eles não criarem mais nenhum, be my guest – Sim, porque não são as pessoas de rendimento mínimo que empregam as ricas, mas antes ao contrário.

Para mim, o que estas contas provam é que Portugal não tem – nem de perto nem de longe – ricos suficientes para pagarem a crise. Poupava-se mais em não pagar salários a funcionários públicos simultaneamente sindicalistas (que passariam a ter o seu salário pagos pelas quotas dos associados ou a prestarem os seus serviços de consultoria como recibos verdes). Fica a dica.

7 pensamentos sobre “Os ricos que paguem a crise!!! Ou pelo menos 25 milhões…

  1. Joaquim Amado Lopes

    “não pagar salários a funcionários públicos simultaneamente sindicalistas (que passariam a ter o seu salário pagos pelas quotas dos associados ou a prestarem os seus serviços de consultoria como recibos verdes)”
    É incompreensível que ainda não seja assim. Alguém explica?

  2. lucklucky

    Patéticos.
    E os burros não percebem que sequer que cada aumento de imposto dos ricos é só um alavanca moral para depois aumentar os impostos para todos.

  3. jhb

    “Sim, porque não são as pessoas de rendimento mínimo que empregam as ricas, mas antes ao contrário.”

    Esses pobres… Uns imorais é o que são…Uns preguiçosos de primeira…Só uma sociedade doente é que é capaz de tirar dinheiro aos ricos, aos “criadores de emprego”, aos “salvadores da pátria” para dá-lo a um bando de inúteis que ainda por cima podem gastá-lo naquilo que quiserem… Mas já não está a Isabel Jonet para dar-lhes de comer?!… Que mais precisa esta gentalha?!!

  4. MM

    Essa dos recibos verdes dos sindicalistas é bem vista. Poderia ajudá-los a compreender aquilo que defenderam para os verdadeiros trabalhadores a recibos verdes, que não estão protegidos pelo buraco que deixaram no código que abrange o caso dos sindicalistas, mas também dos deputados que discutem estes temas na A.R.

    Como têm um vencimento por conta de outrem, não pagam contribuições sobre os recibos verdes que passam em troca de pareceres, estudos, comentários televisivos ou serviços de consultoria!

    Assim é fácil carregar nos outros…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.