Pequenos detalhes

Notícia Público, Negritos meus:

A maioria parlamentar PSD/CDS quer saber quantos automóveis estão ao serviço do Estado para reduzir o parque automóvel, apurou o PÚBLICO. Esta é uma das propostas que as bancadas vão levar à decisão do Governo para incluir na proposta de Orçamento do Estado para 2013, com vista a reduzir a despesa pública.

Os deputados sociais-democratas e centristas recomendam ao Governo que faça um inventário dos automóveis (e das respectivas cilindradas) da administração central, local e regional para permitir cortar e gerar poupanças. Esta será uma medida de cariz mais simbólico, outras que estão a ser preparadas terão mais impacto orçamental. Entre as propostas da maioria parlamentar está também a de fazer um levantamento das licenças sem vencimento concedidas e das acumulações de funções por parte de funcionários do Estado.

Saber quantos observatórios existem foi uma das dificuldades com que se depararam os deputados que estiveram a trabalhar no Orçamento. Por essa razão, a maioria vai recomendar ao Governo que seja feito um levantamento deste tipo de organismos, cujo orçamento está muitas vezes diluído nas verbas concedidas às universidades, para permitir avaliar quais os que podem ser dispensados.

PSD e CDS pretendem ainda uma redução maior nos consumos intermédios, com gastos em telefone, por exemplo. Outra das áreas em que os deputados pensam haver margem para cortes é a das rendas de edifícios do Estado. Como o objectivo é reduzir custos, a proposta pode passar pela reabilitação urbana de edifícios públicos para instalar serviços que funcionam actualmente em instalações com rendas elevadas.

Ficam várias perguntas:

  • Quando se vai atrás das grandes despesas do Orçamento?
  • Estas poupanças são obrigatórias. Porque não foram feitas antes?
  • Para quando um Orçamento de Base Zero para limpar todos os detalhes?

Antes tarde do que nunca, mas este ritmo de mudança da máquina do estado é exasperante…

Leitura recomendada: Lista dos Observatórios Portugueses.

3 pensamentos sobre “Pequenos detalhes

  1. Andre

    Existem em Portugal cerca de 4.7 milhoes de veiculos ligeiros em circulacao (numeros do INE). Assumindo que a frota do estado representa 5% do total (um completo exagero), sao 235 mil automoveis. Imaginando uma idade media da frota de 5 anos e um valor medio por automovel de 30000 euros, chegamos a uma valor contabilistico da frota do estado de aproximadamente 3.5 mil milhoes de euros. Digamos que todos os anos renovam 20% da frota, sao cerca de 700 milhoes ano gastos com aquisicao de ligeiros para o estado (imaginando valores completamente loucos em que o estado e dono de 5% de todos os ligeiros em Portugal).
    Imaginemos ainda que 20% destes veiculos nao sao necessarios (o que seria extarordinario). Esta medida representa uma poupanca de 140 milhoes de euros ano.
    Ou seja, mesmo com pressupostos que assumem uma percentagem gigantesca de reducao de poupancas e um ponto de partida a rocar o absurdo, esta medida nao representa mais do que umas milesimas do esforco de reducao do defice.

    E eh assim, de medida populista estupida em medida populista estupida que se vai dando a esperanca de que o ajuste das contas publicas se vai fazer cortando em gastos suptuarios do estado…

  2. Euro2cent

    > inventário dos automóveis … cariz mais simbólico …

    Já lá vão os tempos “salazarentos” em que os carros do Estado tinham uma placa branca oval na traseira a dizer “Estado”. Exigências desnecessárias agora que temos “ética republicana” …

    Boa sorte para encontrarem os contratos de renting que agora se usam no meio da outra papelada. Vai ser simbólico de como é fácil fugir com o rabo à seringa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.