O TC ja se pronunciou sobre a aritmetica?

“Não há dinheiro. Qual destas três palavras não estamos a perceber?”  de Paulo Ferreira (Dinheiro Vivo)

Contas feitas, em 2003 os salários da função pública e as prestações sociais pesavam 71,1% na despesa corrente do Estado. No próximo ano vão pesar 77,7%.

Como é que se mantém isto, se arranja mais dinheiro para pagar a conta astronómica dos juros e não se aumentam ainda mais, muito mais, os impostos? E como é que se consegue isto tudo e ainda se baixa o défice? Impossível, como é bom de ver. Não tem a ver com políticas ou ideologia. Tem a ver com aritmética que, neste caso, é tão fatal como a lei da gravidade.

6 pensamentos sobre “O TC ja se pronunciou sobre a aritmetica?

  1. politologo

    Diminuir a DESPESA em Democracia é uma ficção .Oculos habent et non videbunt ..(v.g. Lei de Wagner) . Suspendam a Democracia de MFL !!! Não há dinheiro nem Engenho e Arte !!!
    Não há mais impostos. …Que nos lembremos já vamos na quinta falência !!! Dantes chamavam Salazar , agora chama-se a “Troika” com sabor soviético !!!
    O verdadeiro problema não é de aritmética mas sim de crescimento … Deixem em paz o TC que
    não tem culpa da insustentável(?) CRP que temos Mas alterar a CRP também é uma ficção.
    Pior que o deficit financeiro é o deficit encefálico !!! O País real resume-se aos partidos . Eu,tu,ele,nos e vos também passou ao domínio da ficção !!!
    Quo vadis Zé Povinho ?
    P.S. No final deste ano o endividamento no Consulado de Cavaco como PM somado com o endividamento de PPC (em mais um silêncio de Cavaco doutorado em Inglaterra com a tese “A Divida Publica e o Crescimento Económico”) iguala o endividamento no Consulado de SÓCRATES feito com as loucuras de Sócrates consentidas com a tão badalada e danosa colaboração institucional que Cavaco deu a Sócrates !!! Ah!Ah!Ah!
    Pelos vistos , nem sempre o ultimo é o que ri melhor .

  2. Rafael Ortega

    “Diminuir a DESPESA em Democracia é uma ficção”

    Não podia estar mais de acordo. Os Governos querem ser reeleitos, por isso nunca vão tocar na despesa do Estado, porque isso é o salário do sr. zé, o subsídio da sr. maria, etc., etc.

    Os zés e marias que ficarem sem emprego no Estado ou com menos subsidio de alguma coisa na eleição seguinte votam na oposição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.