Dias negros para a ciência no Ocidente

A CNN publicou no seu blog online um post sobre um estudo a ser publicado numa revista da especialidade que levanta a hipótese de as opções eleitorais das mulheres estarem ligada ao seu ciclo menstrual. O post incluia o facto de haver muitos cientistas a questionar os resultados do estudo. Mesmo assim, não foi suficiente. Perante a avalanche de críticas, o politicamente correcto ganhou e a CNN decidiu a retirar o post do seu website.

10 pensamentos sobre “Dias negros para a ciência no Ocidente

  1. Miucha

    ó Carlos, ficamos sem saber se o negrume que refere no título é sobre a supressão do artigo pela CNN face a pressões do politicamente correcto (negro, muito negro) ou sobre a boa-fé de um estudo que insinua que as flutuações hormonais das mulheres condicionam a sua racionalidade para assuntos tão importantes como eleições…

  2. Maria João Marques

    Se o texto foi tirado por se terem rasgado as vestes porque se questionou um daqueles grupinhos intocáveis em que infelizmente nos transformaram, é mesmo negro. Parece-me que cada vez se entende mais a influência das hormonas no comportamento humano e não sendo os níveis hormonais semelhantes nas mulheres ao longo do ciclo menstrual, há obviamente alterações de comportamento. Tal como há nos homens ao longo do mesmo dia devido a alterações no nível de testosterona. E claro que essas coisas têm influência nas decisões que se tomam. Em última análise, um condenado pode ter pior sentença se esta lhe for dada por uma mulher nos dias antes do período ou por um homem à tarde, em vez de por uma mulher nos dias seguintes ao período ou por um homem logo de manhã.

    Mas quanto a votos estou com a Miucha, duvido que o SPM altere intenções de votos. (Ainda que as decisões importantes, cada vez mais se sabe, se forem tomadas apenas pelos mecanismos racionais são decisões incompletas e, muitas vezes, más; os mecanismos associados à afectividade, como se tem vindo a descobrir, dão inputs importantes para a tomada de decisão). Para alterações de comportamentos em questões importantes tem de se ir para alturas em que as hormonas tomam conta de nós, como a gravidez ou a amamentação 🙂

  3. Carlos Guimarães Pinto

    Mesmo que o estudo seja verdadeiro, estatisticamente não será de esperar que o nível hormonal altere o que quer que seja em eleições onde votam milhões de mulheres, já que o período do ciclo menstrual no dia das eleições deverá está normalmente distribuido.
    Mas isso importa pouco. O estudo até pode estar errado, mas a ciència combate-se com ciência, não com censura.

  4. pois

    “After further review it was determined that some elements of the story did not meet the editorial standards of CNN.”
    A Ciência também tem standards, ao contrário da “ciência”.

    ” Parece-me que cada vez se entende mais a influência das hormonas no comportamento humano…”
    Afinal a sua incoerência tem uma explicação.

  5. Maria João Marques

    Oh, que inesperado!, o cliché de eu e mais a minha coerência sermos umas escravas das hormonas. ‘Pois’, infelizmente o nada original comentário não pode ser explicado por pico ou por baixa de nível de testosterona. A falta de originalidade só se explica mesmo por personalidade enfadonha.
    Continue sempre a dar-nos a sua tão imperdível visão do mundo – isto, claro, se não estiver a ser pago pelo governo com dinheiro dos contribuintes para comentar contra aqueles que criticam o governo.

  6. pois

    Então se não são as hormonas a razão da sua incoerência, é outra coisa qualquer.
    Deficit intelectual?

  7. pois

    “…isto, claro, se não estiver a ser pago pelo governo com dinheiro dos contribuintes para comentar contra aqueles que criticam o governo.”
    Sim decididamente um deficit intelectual. Se um dia pousar na terra avise.

  8. Pingback: Nesta coisa do ensino separado vs misto são muito cansativos os dois extremos | O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.