Sintomas

Uma imagem que vale por mil palavras.

15 pensamentos sobre “Sintomas

  1. dervich

    “A conclusão que os socialistas tiram desse gráfico é que temos que contratar mais funcionários públicos (enfermeiros).”

    E concluem bem: O desvio de Portugal em relação à média da OCDE e UE não resulta certamente do pequeno nº a mais de médicos por habitante mas sim do enorme nº a menos de enfermeiros por habitante…

  2. «como é que um liberal português comenta estes números complementares?»

    Se vir a lista dos que gastam mais de Portugal, são todos mais ricos. Mesmo alguns dos que gastam menos são mais ricos. Os mais ricos gastam mais, o que é perfeitamente normal, pois têm salários mais altos, custos imobiliários mais altos, etc.

    «E concluem bem: O desvio de Portugal em relação à média da OCDE e UE não resulta certamente do pequeno nº a mais de médicos por habitante mas sim do enorme nº a menos de enfermeiros por habitante…»

    Deixando de lado o aspecto de pais rico vs pais pobre (que é o nosso caso, relativamente), não viu o eixo do lado direito, pois não? Ou acha que os nossos médicos dão menos consultas por falta de enfermeiros?

  3. dervich

    “Ou acha que os nossos médicos dão menos consultas por falta de enfermeiros?”

    Não sei se a razão é essa mas, à falta de outras variáveis, é essa a conclusão que se pode tirar do gráfico, obviamente…

  4. paam

    “A conclusão que os socialistas tiram desse gráfico é que temos que contratar mais funcionários públicos (enfermeiros).”

    “E concluem bem: O desvio de Portugal em relação à média da OCDE e UE não resulta certamente do pequeno nº a mais de médicos por habitante mas sim do enorme nº a menos de enfermeiros por habitante…”

    Se temos poucos enfermeiros por habitante é necessário contratar mais enfermeiros. Mas para isso é preciso aumentar as taxas moderadoras. Mas como uma grande percentagem dos cidadãos está isento destas taxas é necessário aumentar o IVA para 25% ou o IRS ou os dois. Não há problema, a Saúde não tem preço.

  5. Uma conclusão óbvia e que já os enfermeiros dizem há muito. Mas não é pela simples questão de contratar mais enfermeiros mas pelo tipo de funções que lhes estão vedadas não por motivos técnicos mas burocráticos e políticos.

  6. E nesse ponto estou de acordo com o João Miranda. A conclusão não deve ser em pensar que há ou não enfermeiros a mais e médicos a menos… é primeiro definir que tipos de cuidados são prestados actualmente, quais os desejáveis e quem está habilitado a fazê-los na melhor relação qualidade/preço

  7. Mas ainda há mais variáveis em jogo. Como se calculam esses dados? A definição de conceitos não é idêntica em todos os países da OCDE e UE. Seria mais útil ver a distinção entre os vários tipos de enfermeiros nos diferentes países.

    E mostrar ainda o número total de funcionários no sector, incluindo farmacêuticos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, auxiliares, assistentes administrativos, etc etc etc.

    Seria ainda mais elucidativo

  8. Lucas

    “Se vir a lista dos que gastam mais de Portugal, são todos mais ricos. Mesmo alguns dos que gastam menos são mais ricos. Os mais ricos gastam mais, o que é perfeitamente normal, pois têm salários mais altos, custos imobiliários mais altos, etc.” Mas, no final, em percentagem do pib essas diferenças não são significativas. Já nos EUA, onde o sector está muito mais liberalizado, essa percentagem é a mais alta de todos os países da OCDE. Como justifica isso?

  9. Zebedeu Flautista

    “Já nos EUA, onde o sector está muito mais liberalizado, essa percentagem é a mais alta de todos os países da OCDE. Como justifica isso?”

    A liberdade não tem preço e a “socialized medicine” faz parte do caminho para a servidão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.