São vários os culpados para João Miranda das actuais propostas orçamentais do governo, a saber: os empresários que recusaram o sobe e desce da TSU; os eleitores que, todinhos, recusam cortes na despesa; ou, claro, o CDS, partido minoritário da coligação governamental, que ora é fortemente pró-despesa pública (em evidente contraste com o PSD aparelhístico que está no governo, que é, como se sabe, poupadinho quando se trata do dinheiro dos contribuintes) ora não faz o trabalho de casa.
Os únicos que João Miranda não culpa são o maior partido da coligação governamental (que supostamente tem mais poder na coligação), o responsável pelas finanças públicas, Vítor Gaspar, e aquele que tem obrigação de definir as políticas do governo, incluindo as que tocam nas contas públicas, senhor que dá pelo nome de Pedro Passos Coelho – todos, aparentemente, tendo ficado 2011 e 2012 sem fazerem o trabalho de casa que João Miranda recomenda para o CDS, e só para o CDS, para o OE de 2014. O que, reconheça-se, não espanta de quem tem vindo a advogar, de forma mui liberal, que a principal preocupação governativa deve ser a redução da procura interna, mesmo que tal seja alcançada com aumentos de impostos, aparentemente sem perceber que a única procura interna que é vital reduzir é a procura pública e nunca se deveria artificialmente reduzir a procura interna privada. E, qual director da ASAE com os restaurantes que deviam fechar, o oracular João Miranda também sabe que as ‘instituições caducas’ que sobrevivem graças ao mercado interno (em todos os países fortemente exportadores, estatuto que almejamos, é universalmente reconhecido: não há instituições que vivam para o mercado interno) devem desaparecer.
Eu diria que um país que tem João Miranda como guru do liberalismo merece tudo o que nos espera.
Cara Maria João Marques,
deixe-me dizer-lhe que eu, do PSD, não esperava nada (ou quase nada) em matéria de redução da despesa. Já do CDS-PP esperava tudo, nomeadamente propostas de redução de despesa pública ainda que não fossem implementadas devido ao seu reduzido peso na coligação. No entanto, repito, esse peso reduzido não teria impedido o CDS-PP de fazer propostas concretas, quantificadas e fundamentadas, que não se limitassem a cortes cegos do tipo x% no Ministério A ou B. Pelos vistos não percebi as intenções do CDS-PP e dos seus deputados, mas gostei de ver a bravata do deputado Adolfo Mesquita Nunes no Facebook: aprende-se depressa no poder.
É mais o que une a direita liberal do que a separa. Infelizmente a blogosfera liberal dedica-se ao blame game. Não há memória de um governo ter cortado tanto na despesa como este. Se aumentou os impostos foi a contragosto e por estarmos em risco de uma falência catastrófica.
O debate na blogosfera liberal seria bem mais útil se fosse construtivo, procurando soluções imediatas e aplicáveis para cortar na despesa.
A propósito do PARTIDO do JOTA Miranda
Constitucionalmente (sempre a Constituição…) não é permitido fazer a apologia da Ditadura .
Mas , em 1973 , segundo Alvaro S. Pereira os portugueses tinham um rendimento disponível superior à média europeia . E hoje ? Nos últimos 30 anos , o peso do Estado aumentou 16,3% , cabendo 12,1(75% !!!) ao PSD…A Despesa aumentou de 29 para 45% do PIB
Obra de Cavaco Silva (o caça votos…) :
Aumento do numero de funcionários; Aumento substancial das remunerações ; Promoções automáticas .
E o contributo do PSD para a carga fiscal foi de cerca de 80% !!! CS como PM não foi o Pai do Monstro . Foi o Monstro. Um duvidoso perfil fica a cargo dos especialistas .
Mas sempre se dirá que Cavaco como PM teve todas as condições para transforma Portugal num verdadeiro eldorado suiço . Pelo contrário , segundo M.Cadilhe , criou um Monstro .A propósito da insustentabilidade da Segurança Social , e referindo-se ao número de funcionários publicos que ele próprio na caça ao voto autorizou , em 2002 , diz o seguinte : “ Como nos vemos livres deles ? Reformá-los não resolve o problema porque deixam de descontar para a Caixa Geral de Aposentações .e portanto , diminui também a receita de IRS . Só resta esperar que acabem por morrer “ . É este o Pensamento Social de Cavaco Silva !!!…
Depois de uma tentativa frustrada por Sampaio , não desiste porque toda a loucura é teimosa , volta à carga e surrealisticamente é eleito neste não menos surrealista Sistema Politico , digo com menos votos do que aqueles que votaram para ele não ser eleito .
Perante este susto , tem necessidade de casar (e dançar…) com Sócrates , permitindo-lhe loucuras semelhantes, a fim de ser reeleito mas à tangente e com elevada abstenção . Tudo permitiu a Sócrates . Reeleito corre com Sócrates .
Os custos de Cavaco Silva , como PM , como pai do Mostro e da Bancarrota , são elevados e ora insuportáveis (assim , o custo de funcionamento da Presidência da Republica , superior ao do Reino de Espanha , são afinal uns simples trocos…)
P.S. Não obstante o Reitor AS afirmar que CS não percebia nada de nada , o professor doutor CS não tem desculpa : doutorou-se com a tese ” a Divida Publica e o Crescimento Económico” . A Divida Publica no fim do ultimo mandato de Cavaco era 3,5 vezes superior à que existia no inicio do seu primeiro mandato !… Mesmo corrigindo com a inflação , cresceu 5% por ano em 10 anos deste trágico Cavaco !!!…
Divida que não conseguimos pagar nos proximos 20 anos …
Post Scriptum . segundo V.P.V. , CS , a nossa maior tragédia dos últimos séculos …
Pingback: Dívida, procura interna, impostos e cortes na despesa « BLASFÉMIAS
Clap, clap, clap!
JEM, e voce é liberal por acaso?
Parabéns pelo post. Claro, simples, incisivo. A Maria João Marques tem formação em economia?
Anti-praticos,
A resposta é sim.
Porquê a pergunta?
Jem, pergunto, porque as suas posições condescendentes com o governo , causam-me duvidas.O senhor e tantos outros liberais criticaram sócrates quando este aumentou impostos e por nao cortar despesa, e agora defendem a mesma politica, feita por outro partido.Isso não é compreensivel
politologo 15:25,
Consulado Cavaco Silva:
divida publica em 1985- 12700 milhões 51,4% do PIB. 1170 euros per capita
” ” ” 1995-52500 milhões 59,8% do PIB 5200 ” ” ”
Crescimento médio do PIB 1985-1995 4,5%/ano
Consulado Socrates
divida publica em 2005 -92000 milhões 62% do PIB 9000 euros per capita
” ” ” 2011-174000 milhões 102% do PIB 16600 euros per capita
Crescimento medio do PIB 2005-2011 inferior a 0,5%/ano
Quanto aos funcionários publicos foi Guterres quem de uma só vez meteu 200 000 (DUZENTOS MIL) nos quadros do estado.
Só lhe faltou dizer que foi o Cavaco que destruiu a “industria, a agricultura e as pescas”, esquecendo que em 1985 Portugal estava a sair de um programa de ajuda semelhante ao que estamos a sofrer agora, e que a economia estava praticamente toda nacionalizada.
O sr politologo já era nascido em 1985?
# 9 …..+ # 3………………………………………………………………………
Sobre os 17 anos do Consulado Cavaquista e afins e
ainda sobre os 6 anos do Consulado Socrático/Cavaquista
e os 10 anos do Palaciano de Belém
e a Bancarrota Lusitana :
Foi por lapso que se esqueceu da divida publica per capita em 1995 ?
Lavra em equivoco ? Não pretendo defender Sócrates !… Na minha modesta opinião , estariam os dois na prisão , tal como fizeram na Islândia .
Pergunta-me se já era nascido em 1985 ?
Nascido e colega de Cavaco , tal como Ferro Rodrigues , Catroga , Constâncio e quejandos …
Permita-me uma pergunta . É funcionário de Belém ?
http://madespesapublica.blogspot.pt/2011/05/palacio-de-belem-mais-caro-que.html
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=386210
“Não temos medo dos mercados , eles que paguem a crise”
E ninguém há-de morrer de fome num País com mais ovelhas que Gente e mais canas de pesca que telemóveis” .
(OLAFUR GRIMSSON – Presidente da ISLÂNDIA)
E deixa o aviso :
Não será encerrada nenhuma Escola , um Infantário ou um Hospital para pagamento das “ aventuras e cowboiadas” da Banca e da Bolsa” .
N.B. E quando se insulta os mercados o resultado é 4 anos após a crise ,
é o País que mais está a crescer na Europa , tendo o Desemprego caido e 14% para 7% e a Divida Externa desceu apenas para 30% do PIB !…
“Insultar os mercados prejudica a Economia Nacional” .
(ANIBAL CAVACO SILVA – Presidente de Portugal)
E deixa o aviso:
Os mercados externos têm que ser respeitados na certeza de que se alguém insultar os mercados internacionais (?) vai haver prejuizo para a Economia Nacional .
“Deus nos livre de termos um Presidente da Republica que não mede as palavras que diz” .
(castigat ridendo mores)
E quando não se insulta os mercados , o resultado é estarmos na sub-cave da bancarrota ….
Retemos as ultimas opiniões de VGaspar no Japão sobre os mercados internacionais.
E para finalizar uma frase de Henry Ford :
“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.”
A primeira coisa que esta coligação devia ter feita era uma perseguição implacável aos anteriores governantes.
Investigações, acusações, proscrições, confiscações, o que viesse à mão.
Encobriram os criminosos, fizeram-se mancomunados com eles, confessaram implicitamente que tem muitos nos partidos tão ou mais emporcalhados.
Agora, podem ir todos ao fundo juntos, com uma pedra de mó ao pescoço.
Fechem o regime, não tem um único homem honesto para oferecer.
# 11 EURO2CENT
… o melhor comentário …
Muito bem !
Com este tipo de liberais como o JM, os estatistas vão continuar no poder por mais 30 anos !