A força do destino

A Bélgica nasceu depois de uma récita de La muette de Portici e a Itália foi inventada ao ritmo das obras de Verdi. Duvido que a ópera venha ter o mesmo papel neste período de redefinição de fronteiras que se avizinha (a Escócia, a Bélgica outra vez, a Espanha, e sabe-se lá que mais), mas foi no Liceo de Barcelona, na passada segunda-feira, que senti pela primeira vez a presença daquilo que chamam Catalunha, ou nação catalã. Enquanto o castelhano continua a ser a língua franca nas ruas de Barcelona, enquanto o flamenco continua ser utilizado como chamariz para os turistas (sempre com a Carmen Amaya e o Sorromostro como alegação final), enquanto se picam callos, bravas e cecina nas tabernas do Gótico e do Born, enquanto isso, ali, entre as elites, onde corre o puro (?) sangue catalão, a semente da revolução há muito que floresceu. O traço sardónico foi dado pelas bandeiras de Espanha e Itália, desfraldadas e agitadas no final do terceiro acto de “La Forza del Destino” de Verdi. Mas a cereja veio da Suécia e foi hoje posta no topo do bolo.

(Quanto à qualidade da récita, este é um bom resumo: quando começou o quarto acto eu já estava no Cal Pepe a comer pescaíto frito e a admirar a coreografia dos sete camareros que se moviam por trás do balcão. Foi a produção de abertura de temporada, note-se. A decadência dos grandes teatros ibéricos, causada pela falta de dinheiro mas também pela inépcia dos directores, é já um facto inquestionável (São Carlos, Real, Liceo). Deve ser a força do destino. A Europa como a conhecemos nasceu nas casas de ópera e agora morre nas casas de ópera. O cenário é trágico, divertido, perigoso. Mas justo.)

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