Blokenomics

“As reduções consecutivas do quadro de jornalistas do “Público” teve efeitos na qualidade do jornal. E os leitores sentiram isso e deixaram de o comprar. Em momento de crise, ainda mais. Demora a perceber que quanto mais cortam mais terão de cortar?”

(Daniel Oliveira, no Arrastão)

Note-se neste raciocínio fantástico que Daniel Oliveira aplica ao Público, mas que já vimos aplicados noutros posts aos cortes de despesa pública. É um raciocíonio interessante cuja conclusão inevitável é de que a evolução da despesa pública ou privada só tem uma direcção possível: para cima. Qualquer descida de despesa, segundo ele, apenas provocará um queda do volume de negócios, supostamente sempre superior ao corte de despesa. Este efeito é completamente independente do ponto de partida. Independentemente das despesas serem altas ou baixas, produtivas ou não, qualquer corte de despesa só pode levar a novos cortes de despesa. Custo de oportunidade e alocação do capital são termos que não entram no raciocínio bloquista. Excepto, claro está, quando os cortes de despesa são aplicados pelo próprio BE.

5 pensamentos sobre “Blokenomics

  1. tina

    Como pode o Oliveira emitir opiniões subjetivas, como se fossem verdades absolutas? O jornalismo passou a ser invadido por estes wishifull thinkers, que escrevem aquilo que gostariam que a realidade fosse mas não é. Ora, para que irão as pessoas pagar para saber a opinião de pessoas que não lhes interessam minimamente e que ainda por cima as levam para longe da verdade? Era só o que faltava!

  2. paam

    “… alocação do capital são termos que não entram no raciocínio bloquista.”

    Entram. Depois de terem investido o seu capital (financeiro e humano) na realização de comícios de praia os seus eleitores, aparentemente, decidiram fazer praia no dia de eleições.

  3. Floriano Mongo

    Na retórica de um esquerdopata, o bom-senso, a lógica, a matemática e a verdade, correm desalmadas atrás das palavras sem nunca as alcançar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.