Opções

Como alguns dos leitores já sabem sou mais um daqueles que recentemente optou por “votar com os pés” e ir dar uma volta para um qualquer local onde não fizessem questão de me roubar tanto. Por razões profissionais, e pela politica fiscal praticada para com as empresas (more on that later), acabei por vir parar à Irlanda um país que por enquanto me tem surpreendido pela positiva a vários níveis.

Uma das coisas que me surpreendeu foi precisamente ter de contratar um serviço de recolha de lixo. Essas coisas dos contentores do povo por aqui não existem e depois de falar com vários colegas sobre as experiências que eles tinham acabei finalmente hoje por contratar uma empresa para me fazer a recolha do lixo. Tinha quatro por onde escolher aqui na minha área cada uma com varias opções no que toca a tarifários dependendo obviamente do volume de lixo que pretendo produzir e despachar. Lá escolhi a empresa que mais se adequa às minhas necessidades e à minha carteira, com internet foi coisa para demorar uns 20 minutos porque também não há pressa.

Em Portugal dizem os iluminados que se não for o Estado a recolher o lixo é o caos e o país ficaria transformado numa lixeira a ceu aberto. Por aqui ainda não encontrei o tipico lixo (de simples sacos porque o contentor estava cheio aos colchões de cama envelhecidos) espalhado pelo passeio a que já estava habituado.

Ou seja, evita-se o lixo e os impostos o que é bastante bom. Já evitar os iluminados não tem preço.

11 pensamentos sobre “Opções

  1. Sérgio

    E não tem saudades desta cambada de parasitas portugas da função pública que não fazem a ponta de um c**** a não ser resmungar por mais dinheiro e menos horas de trabalho? Não acredito!

  2. lucklucky

    Evita-se muito mais. A proximidade dos políticos com as empresas de lixo, o subir das taxas porque a câmara está sem dinheiro mesmo que o processamento do lixo se tenha tornado mais eficiente.

  3. ricardo saramago

    E o lixo dos ricos? E o lixo dos pobres? E a equidade do lixo? e os direitos? e a Constituição? e o lixo social? e o capital financeiro? e a privatização do lixo? o lixo é de todos não é dos privados.
    Queremos mais um imposto higiénico para fomentar o crescimento.

  4. Luís Lavoura

    Acho tudo muito bem, mas tenho a impressão (aliás: a certeza) de que, em Portugal, se se tivesse que pagar pela recolha do lixo (fosse ao Estado fosse a uma empresa privada), haveria muitíssimo lixo atirado para cima do quintal do vizinho, ou atirado pela janela do prédio para a rua.
    Se as coisas funcionam bem na Ilanda não é por a empresa de recolha ser privada, é sim por um povo ter outro nível de civismo.

  5. Miguel Noronha

    Nao sei se costuma ver as facturas da ´agua. Pelo menos na minha aparece la uma coisa chamada “taxa de recolha de residuos urbanos”.

  6. DSC

    Sr Lavoura,

    Aqui na Holanda nem será tanto pelo nível de civismo dos Holandeses (que de facto têm) mas sim, pelo que não me canso de dizer que é o problema número 1 de Portugal, as leis cumprem-se e cumprem-se porque as multas são a doer e as leis são aplicadas. Aqui, quem mora numa casa tem um dia específico da semana para pôr o contentor do lixo na Rua para os serviços (camarários e com taxa expecífica para cada gemeente – câmara) irem recolher.

    Se o contentor não for retirado da rua no dia em que é despejado, garanto-lhe que a polícia vem bater á porta e passa a multa a pagar em 15 dias se não tiver o dinheiro consigo. E garanto-lhe porque nunca mais me esqueci do contentor depois de pagar a bela da multa. P.S. e as multas são progressivas, Just in case o senhor se esquecer de pagar.

    E é por isso que aqui são um povo cívico. (salvo o devido exagero claro). Mija fora do penico? Não há problema, está aqui a conta para pagar. E os holandeses não são meigos no que a taxas, multas e impostos se trata e nunca mas nunca se esquecem de si….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.