As ‘notícias’ do jornal das 8 da RTP

Ontem, por um acaso, vi o jornal das 8 da RTP. E fiquei maravilhada com aquilo que a RTP considera notícia. O visionamento deste telejornal não foi, felizmente, integral, mas sempre me deu para ouvir José Adelino Faria proclamar que Mitt Romney atacou ‘aqueles que mais precisam’ (no tom em que diria ‘Mitt Romney roubou o pequeno almoço a vinte criancinhas’) e apresentar duas notícias extraordinárias: que o governo havia recusado os aumentos salariais pedidos pelos sindicatos da função pública para 2013 e que os estaleiros navais de Viana do Castelo reclamavam contra a retirada de encomendas do governo aos estaleiros.

Deviam ter sido noticiados dois factos absurdos: que no meio desta crise orçamental os sindicatos da função pública tenham tido a lata de pedir aumentos salariais para 2013 – tentando assim onerar ainda mais os contribuintes – e que os trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo consideram que o estado deve continuar a gastar dinheiro apenas para manter os estaleiros em funcionamento – onerando assim ainda mais os contribuintes. Mas não, os jornalistas da RTP decidiram ignorar o absurdo e noticiar aquilo que era esperável, previsível e inteiramente sensato.

É o jornalismo que temos, na esmagadora maioria dos casos cúmplice da bancarrota que vivemos.

14 pensamentos sobre “As ‘notícias’ do jornal das 8 da RTP

  1. paam

    “que os trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo consideram que o estado deve continuar a gastar dinheiro apenas para manter os estaleiros em funcionamento”

    Mais um exemplo da diferença entre as empresas detidas pelo Estado e o sector privado.

    Os Estaleiros Navais do Mondego, pertencentes a uma empresa privada, declararão falência em 2011. Em 2012 foram adquiridos por outro privado e chegaram a acordo para readmitir todos os ex-trabalhadores. E já em Otubro vai haver alguma atividade de reparação de embarcações e posterior construção. De destacar que “cerca de 98 por cento de toda a atividade será para o estrangeiro, nomeadamente para países escandinavos como a Noruega e Dinamarca”,
    http://www.cnoticias.net/?p=97989

    Entretanto os Estaleiros Navais de Viana continuam no mesmo impasse, sustentados pelos contribuintes.

  2. Um leitor revoltado

    Que parte do memorando os jornalistas da rtp não entenderam? a despesa pública não pode aumentar, logo isso inclui salários. os estaleiros navais conseguem o feito histórico de estarem a fazer navios que custam 100 e a vende-los por 70, é mais um absurdo deste país. privatizem a rtp, despeçam metade do pessoal e passaremos a ter uma estação mais isenta; os donos da rtp somos nós e não os sindicatos…

  3. Paulo Pereira

    Mas continuamos a derreter 250 milhões na RTP e ter uma tropa com mais oficiais quase que soldados !

    E compramos armas mas deitamos ao lixo as contrapartidas dessas compras.

    Esse desperdicio dá bem para manter as encomendas á industria local, tal como faz a Alemanha por exemplo, o tal farol da U.E.

  4. Francisco d'Orey

    O principal problema de gastar dinheiro nos estaleiros navais de Viana não é que onera os contribuintes mas que causa desemprego em outros sectores. Mas como esses coitados que ficam sem emprego são um aqui e um acolá espalhados pelo país, ninguém fala neles. O que importa são os que são filmados pela RTP a manifestarem-se nos estaleiros e que aparecem no telejornal!

  5. Heranças da incompetência de sempre, por isso não querem sair, são uma Emprsa Pública tout court, na alma e no corpo. Enquanto há dinheiro e gente para o garantir. E quem é esse Adelino Faria?

  6. A. R

    São os Estados que nais vivem das esmolas governamentais que votam Obama. Este queniano criminoso conseguiu colocar quase metade dos americanos a viver de ajudas sociais.

  7. Ze do Malho

    O que os jornalistas deveriam investigar é o notivo pelo qual os estalairos de viana nao dão lucro! e chegaram a este ponto!!
    incrível como todos apontam o dedo aos trabalhadores e ninguem consegue ver as barbaridades de gestão de que aquela enpresa foi vitima por parte de administradores politicos!

    O Povo Potugues merece mesmo ir todo á falencia e passar fome!! a ver se abre os olhos!!!!

    hoje ate me arrepiei quando vi PS na fente das sondagem!!

    querem todos mais do mesmo!!

    continuem assim!

  8. Spongebob

    Na Sic de qualquer modo também não disseram melhor: “Mitt Romney ignora metade do eleitorado” enquanto que o que ele fez foi dizer a verdade

  9. JS

    “… and “suddenly, over 165 million people, a clear majority of the 308 million Americans counted by the U.S. Census Bureau in 2010, are at least partially dependents of the state.” …”, by Tyler Durden.

  10. Mário Amorim Lopes

    O jornalismo em Portugal é de uma enorme hipocrisia. Fosse como no UK, Alemanha ou EUA, em que os jornalistas assumem claramente a sua posição política e ideológica, saberíamos que não estamos a ler opiniões disfarçadas de factos. Embora, verdade seja dita, assim é bem mais fácil influenciar a populaça.

  11. Pingback: A Direita é Ingénua, por Miguel Nunes Silva do PsicoLaranja « O Insurgente

  12. Pingback: O que se considera notícia no ‘caso RTP’ é muito intrigante « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.