Para que serve o governo?

Depois de tudo o que li na imprensa portuguesa e neste Insurgente, e na sequência dos recentes posts do André Abrantes Amaral, do Ricardo G. Francisco e do BZ, pergunto-me quais são as responsabilidades, obrigações e funções de um governo (neste caso, o de Portugal, mas que pode ser aplicado aos demais). Se um governo é, também, a representação política de uma sociedade parece-me que não será absurdo afirmar que tal grupo de indivíduos o legitime mediante votos por acreditar que a elite política eleita não actuará contra aqueles que o elegeu. Mas isto, sabemos na prática, é wishful thinking em grau máximo.

O que parece ter se tornado hábito na actuação dos governos, de qualquer governo, e em particular o de Portugal, é este agir não para o bem da sociedade que representa, mesmo que o desejo e o discurso o sejam nesse sentido, mas para salvar-se a si próprio e aos que dele dependem em maior ou menor grau; salva-se o estado e o governo, e a sociedade, que compulsoriamente os financia, que arranje uma forma de sobreviver ao naufrágio.

Não questiono as boas intenções e a sincera vontade do governo do PSD de ajudar a salvar a economia portuguesa (destroçada, é bom lembrar, também pelo governo). Porém, os mais puros sentimentos não se sustentam diante de decisões políticas que os envenenam, provocando-lhes morte lenta e dolorosa.

Já passou da hora de o governo português decidir se quer ajudar a sociedade portuguesa, o que começa por não atrapalhar e prejudicar, ou se o objectivo último é tão-somente salvar o governo.

Sociedade sem governo é possível; governo sem sociedade é exercício de ficção.

2 pensamentos sobre “Para que serve o governo?

  1. Paulo Pereira

    Governar num regime de moeda externa exige muita competência e inteligência !

    O Passos / Gaspar não são competentes nem inteligentes !

    A Lei de Murphy é implacavel para quem quer governar ao sabor da sorte !

  2. Para entender a necessidade e nao necessidade de um governo, e’ preciso diferenciar duas coisas. Estado e Sociedade nao sao a mesma coisa. Um estado e’ um monopolio territorial coercivo cuja ‘filiacao’ e’ obrigatoria; Uma sociedade e’ uma associacao voluntaria de pessoas, com caracteristicas, linguas, afinidades ou interesses comuns, nao coerciva e que nao exige fronteiras fixas.
    O estado precisa de um governo que exerca a coercao; uma sociedade nao precisa de governo. O estado e’ sempre belico e expansionista (mais territorio e pessoas para taxar) – os governantes nao pagam o preco da guerra pessoalmente; Os membros de uma sociedade cooperam voluntariamente, cada um seguindo o seu interesse proprio e tem o incentivo de viver em paz, ja que pagam eles proprios o preco da violencia. No estado, os erros de uns sao pagos por outros e quem mais erra e’ quem beneficia mais; Numa sociedade, cada um ‘colhe o que semeou’, aumentando, assim, o incentivo ao trabalho e a inovacao. E ha tantas outras diferencas.

    “O que parece ter se tornado hábito na actuação dos governos, de qualquer governo, e em particular o de Portugal, é este agir não para o bem da sociedade que representa…” Nao existe tal coisa, ‘o bem da sociedade’. Nao existe o bem do colectivo. So existe o bem de cada individuo porque para algo ser considerado bom tem de ser avaliado subjectivamente por uma mente e o colectivo nao tem mente. Os politicos agem apenas para o seu proprio bem e para o bem de alguns, dos que os elegem. O governo cria apenas ganhadores e perdedores. O mercado livre, sem a interferencia dos politicos, cria apenas ganhadores.

    Na realidade, tudo isto e’ um ‘no brainer’…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.