Virtudes inesperadas dos aumentos de impostos

No tempo da intragável criatura socrática, aumentos de impostos eram aumentos de impostos e tinham sempre efeitos recessivos. Ora com o advento da era passista tudo mudou! (Aleluia!) Agora lê-se por todo o lado onde foram criticados os aumentos de impostos socráticos as evidentes virtudes dos aumentos de impostos passistas. Vejamos, os impostos passistas são muitas coisas boas: i) ao destruirem a economia estão afinal a dedicar-se a um exercício de destruição criativa (dantes a destruição criativa pressupunha os mercados eliminando os menos eficientes libertando assim recursos para os mais eficientes e inovadores, agora é o estado que acha que as empresas que merecem sobreviver são as que suportam a extinção da procura dos privados, o mesmo é dizer que são aquelas que ganham a vida fornecendo o gordo estado; parecendo que não, a revolução russa e a onda de colectivização que se lhe seguiu também foi um belo momento de destruição criativa); ii) havendo défices, mais impostos agora são menos impostos no futuro, e menos impostos agora são mais impostos no futuro (o que é e sempre foi verdade e não se entende por que razão não tinham esta virtude beatífica de diminuirem os impostos futuros os impostos passados socráticos, que também havia, ai se havia, défices orçamentais socráticos); iii) reduzindo despesa ou não, aumentos de impostos seriam sempre necessários, pelo que não há problema nenhum que não se reduza despesa ficando nós apenas com aumentos de impostos (sócrates também não reduziu a despesa, e, coitado, foi tão criticado).

Sabem aquela pandilha que engoliu as mentiras socráticas todas, incluindo o embuste sobre o défice orçamental de 2009, ano de eleições legislativas, montado por teixeira dos santos e sócrates, se deleitava com a boçalidade socrática na AR, fingiu que era normal um pm estar envolvido em escândalos políticos atrás uns dos outros, apoiou as políticas que faliram o país e agora têm a falta de vergonha na cara de se mostrarem indignados com a quebra das promessas eleitorais pelos partidos deste governo e de exigir moralidade aos ministros? Pois meus caros, a figura ridícula a que esta gente se presta deve dar-vos pistas para o ridículo de defender os aumentos de impostos passistas.

6 pensamentos sobre “Virtudes inesperadas dos aumentos de impostos

  1. tina

    A diferença é que o atual governo tentou primeiro diminuir a despesa pública através dos gastos com o pessoal, que fazem o grosso da despesa. Enquanto Sócrates cobrava mais impostos para depois ir aumentar o salário da função pública!…

  2. “Pois meus caros, a figura ridícula a que esta gente se presta deve dar-vos pistas para o ridículo de defender os aumentos de impostos passistas.”

    Desculpe o vernáculo que vou utilizar na minha pergunta:
    – O que é que o cu tem a ver com as calças?
    .

  3. AP

    De facto o post é algo ridiculo nas comparações… exigia-se um pouco mais confesso
    independentemente dos inumeros erros deste governo que estão à vista de todos e que foram enunciados nest blog a comparação com o governo do Sócrates é no minimo baixar o nivel da discussão em muito… não lhe ficou nada bem
    paciencia pode ser que tenha melhores dias nas suas pseudo-comparações

  4. Maria João Marques

    Mentat, a clubite de uns é igual à clubite de outros e igualmente ridícula.

    AP, talvez fosse conveniente aprender a ler antes de comentar. Eu não comparei o governo actual com o de sócrates, comparei os comentadores que defendem uma coisa e o seu contrário consoante o seu partido de eleição está no governo ou na oposição.

  5. AP

    de facto agora lendo com mais atenção dou-lhe razão.
    confesso que na primeira leitura rápida que fiz pensei que fosse um exercicio seu de comparação e não percebi a critica por detras,
    nesse aspecto não posso concordar mais consigo… é pena os portugueses serem um povo com uma memória muito selectiva

  6. Pingback: Ler e reler, se fizerem favor | Samuel de Paiva Pires

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.