Guterres salvou a segurança social para os cem anos seguintes. José Sócrates, menos de dez anos depois, salvou a segurança social até 2050. O governo, pela voz de Marco António Costa, proclama que o aumento de descontos para a segurança social de 1,25% do total da massa salarial, agora sim!, garante ‘a fiabilidade total e absoluta do sistema de segurança social‘. Escusado é dizer que é tão credível como os seus antecessores.
Um pequeno detalhe. Guterres e Sócrates até salvaram a “sua” (deles) Segurança Social. E consta que com muito êxito. Por muitos e bons anos.
Um esquema em pirâmide é sempre um esquema em pirâmide, podem laurear a coisa, pintar de cor de rosa e dizer que é sustentável e vai continuar a ser um esquema em pirâmide. O Madoff também aguentou uns anos largos, mas no fim, chega sempre a conta…
A SS precisa de ser salva dos salvadores.
Não interessa para o post, mas o aumento de receita para a segurança social será maior que 1,25%. A contribuição do sector privado (trabalhadores por conta de outrem) aumenta 1,25%. A contribuição do sector público aumenta 7%.
Pingback: Social: um “esquema de Ponzi” em nome da solidariedade « O Insurgente