Maria Filomena Mónica sobre a polémica Ramos/Loff

“Loff e as suas mentiras” de Maria Filomena Mónica (Público)

(via Pensar não dói, ai, ai)

LEITURAS COMPLENTARES: Rui Ramos, o historiador “fascista” e a sua História de Portugal; Um é apenas intelectualmente desonesto; os outros nem sei classificar; Resposta de Rui Ramos a Manuel Loff; António Araújo sobre Manuel Loff; Ainda a polémica Rui Ramos/Manuel Loff; Nova ronda na polémica Rui Ramos/Manuel Loff

13 pensamentos sobre “Maria Filomena Mónica sobre a polémica Ramos/Loff

  1. Ramone

    Do conjunto de críticas que eu leio ao Loff, esta inclusive, percebo que não há para esta gente outra opção senão colocar o Ramos num pedestal. Este texto então é perfeita e literalmente patético.

  2. lucklucky

    Bom texto da MFM, mas eu iria ainda mais fundo, é a cultura da mentira dos “processos” de Moscovo típica do Comunismo…

  3. Ramone

    Disse ou não disse o Rui Ramos que o salazarismo era “uma espécie de uma monarquia constitucional (…)”? E já agora desde quando é que a monarquia constitucional é associada a um regime dictatorial?

  4. Miguel Noronha

    Isso é uma pura invenção de Loff. Da resposta do próprio Rui Ramos (linkada no post)

    “É dito que eu considero o Estado Novo um regime absolutamente idêntico à monarquia constitucional do século XIX. Nunca, como é óbvio, disse isso: o que eu digo, a p. 632, na linha de vários historiadores e juristas de diversos quadrantes ideológicos, é que o Presidente da República – só isso – faz lembrar, na constituição formal do Estado Novo (muito diferente da efectiva), o rei da monarquia constitucional, o que não é a mesma coisa que dizer que a ditadura salazarista é igual ao regime liberal do século XIX.”

    Quem estudou as constituições portuguesas sabe isto perfeitamente. No estado novo o PR tinha vastos poderes mas nunca fez uso deles. De notar que Salazar era Presidente do Conselho de Ministros e não PR. Teoricamente estaria submentido ao PR (Carmona, Craveiro Lopes e Tomáz) mas na prática o que sucedia era o inverso.

  5. Miguel Noronha

    Mais uma achega. À luz dos poderes constituicionais do PR comprende-se a célebre resposta do Humberto Delgado ao jornalistas quando lhe perguntaram o que faria a Salazar se fosse eleito. “Obviamente demito-o”.

  6. Ramone

    Mas veja que mesmo o nosso regime actual não é para o Insurgente, quer dizer, para uma certa direita, um regime liberal, portanto dizer que o salazarismo não era um regime liberal pouco importa porque pode-se dizer, se seguirmos a vossa posição, que nunca houve verdadeiro liberalismo em Portugal, ou seja, não ser um regime liberal é uma posição que para esta certa direita se pode aplicar desde qualquer período que queiramos da nossa história até aos dias de hoje. Isto para dizer que esta justificação de Rui Ramos não tem muito peso.

    Se Rui Ramos diz que só disse que o presidente da república parecia o rei de uma monarquia constitucional de que parecença com a monarquia constitucional poderia o presidente ser como o rei senão da parecença do salazarismo com a monarquia constitucional? Parece-me difícil dizer que o presidente parecia o rei de uma monarquia constitucional sem associar o salazarismo com a monarquia constitucional, uma vez que o presidente o era, em sua semelhança a um rei de uma monarquia constitucional, no regime salazarista.

  7. Miguel Noronha

    Do pouco que se percebe da sua confusa resposta parece que está a confundir o que era os poderes constituicionais do PR (e que eram parecido com os de um monarca constituicional do sec XIX) com o que era real balanço de poderes.

  8. lucklucky

    Ramone todos os regimes em Portugal impuseram e impõem sempre sérias limitações à Liberdade dos portugueses, um mais que outros. E muitos portugueses querem isso, coartar a liberdade do vizinho. Odeiam que alguém tenha outros valores.

  9. A. R

    Claro que a ditadura da Ilha prisão essa sim não é uma monarquia: é a vontade do Povo vomitada no coma andante.

  10. Pingback: De má memória « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.