Ainda a polémica Rui Ramos/Manuel Loff

Na sequência do esclarecimento de Rui Ramos e da efectiva leitura da obra em causa, Pedro Rolo Duarte reconhece que errou. Um gesto que só lhe fica bem.

Este é, em primeiro lugar, um pedido de desculpas ao historiador Rui Ramos e à equipa que, com ele, coordenou e escreveu a História de Portugal que a editora Esfera dos Livros publicou, há algum tempo, e o jornal Expresso decidiu oferecer, em fascículos, ao longo deste Verão. Mas é também, e especialmente, um pedido de desculpas aos leitores deste blog.(…)

Como venho agora a comprovar, depois de ler os capítulos que são dedicados a este período da nossa História, precipitei-me e errei. Como blogger, fui a chamada “Maria vai com as outras” – e como jornalista (ainda que aqui, no blog, eu seja apenas o cidadão Pedro Rolo Duarte, não deixo de ser sempre um jornalista…) ignorei olimpicamente as mais básicas regras da minha profissão, confiando na construção (que venho a verificar ser esfarrapada e lamentável) do colunista do Público..

Na verdade, Manuel Loff manipula, extrapola, inventa e deturpa, de forma rasteira e sem pingo de vergonha, o que Rui Ramos escreve.(…)

Tudo o que Manuel Loff escreveu e criticou no Público pode ser contraditado, desmentido, desmontado, linha a linha, nas páginas da HdP. Talvez valha a pena ler a resposta do próprio Rui Ramos, aqui, para que se perceba até onde foram enganados e manipulados aqueles que leram ingenuamente, como eu, a crónica de Manuel Loff.

LEITURAS COMPLENTARES: Rui Ramos, o historiador “fascista” e a sua História de Portugal; Um é apenas intelectualmente desonesto; os outros nem sei classificar; Resposta de Rui Ramos a Manuel Loff; António Araújo sobre Manuel Loff

Anúncios

6 pensamentos sobre “Ainda a polémica Rui Ramos/Manuel Loff

  1. Pingback: Nova ronda na polémica Rui Ramos/Manuel Loff « O Insurgente

  2. Pingback: Maria Filomena Mónica sobre a polémica Ramos/Loff « O Insurgente

  3. Pingback: De má memória « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.