Samaras vê longe: Grécia vai ter “regresso espectacular” na Europa

Notícia no Diário Económico:

O primeiro-ministro grego diz que a Grécia vai registar “um regresso espectacular” no cenário europeu, numa entrevista ao alemão Bild.

O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, afirmou hoje que a Grécia vai registar “um regresso espectacular” no cenário europeu, numa entrevista concedida ao jornal alemão Bild, que será publicada na quinta-feira.

“Evidentemente, vamos reembolsar as nossas dívidas – garanto. Vamos testemunhar um regresso espectacular” da Grécia, afirmou o governante ao diário alemão.

O chefe do governo grego arriscou mesmo uma comparação com a vitória da Grécia no Europeu de Futebol em 2004 frente à selecção portuguesa: “Foi um milagre“, recordou.

Samaras citou o treinador alemão da selecção grega da altura, afirmando que “Otto Rehhagel dizia que o sucesso era o resultado de uma mistura de valores tipicamente alemães com o entusiasmo e a inovação gregas“, o que – considerou – é “uma boa receita”.

Numa outra entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, também a publicar na quinta-feira, Antonis Samaras garante que Atenas vai reembolsar todas as ajudas recebidas e vai adoptar as reformas prometidas aos credores internacionais.

Ao mesmo jornal, o primeiro-ministro grego disse ainda que uma saída da Grécia da zona euro seria “uma catástrofe para a Grécia e uma coisa muito má para a Europa”, uma vez que faria disparar o desemprego no país para os 40%, o que aumentaria as preocupações em toda a área da moeda única.

Para Samaras, muitas das críticas que se fazem ao povo grego têm fundamento: “É verdade que muitos gregos não pagam impostos, temos de fazer com que esse hábito acabe”, admitiu o governante, ao Süddeutsche Zeitung.

Antonis Samaras reuniu-se hoje com Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo. Na sexta-feira, encontra-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, e no sábado com o Presidente francês, François Hollande. Nos encontros, o governante grego está a negociar uma prorrogação por dois anos do programa de apoio financeiro.

Há uma linha que separa a crença da insanidade. Samaras pode evocar o Euro 2004, os Jogos Olímpicos e a Batalha das Termópilas, mas a verdade é que o contribuinte Grego não parece feito do mesmo material. Ou sou eu que não devo estar a ver alguma coisa…

3 pensamentos sobre “Samaras vê longe: Grécia vai ter “regresso espectacular” na Europa

  1. tina

    Que tótó este primeiro-ministro grego. Faz lembrar Sócrates, quando deu uma entrevista a uma revista francesa e disse que se quisesse podia baixar o défice, porque já tinha feito uma vez e sabia como, ele é que não queria! Não é por acaso que os povos são atrasados: é que as suas pessoas são mesmo atrasadas.

  2. paam

    A realidade presente grega é tão negra que é normal refugiarem-se nas glórias do passado ou nos sonhos para o futuro. Os nossos políticos fazem exactamente a mesma coisa. Não se cansam de invocar as glórias passadas enquanto projectam um futuro sem crise, com TGV’s, novos aeroportos internacionais, energias renováveis e carros elétricos. Se não fosse a realidade presente….como seriamos felizes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.