Parceria Insurgente/Diário Económico: Rodrigo Adão da Fonseca

Nos últimos anos as atenções têm sido orientadas para o défice. Faz sentido. O equilíbrio das contas públicas tem de ser uma prioridade de uma governação sã.

“Seguir em frente”, artigo do insurgente RAF.

2 pensamentos sobre “Parceria Insurgente/Diário Económico: Rodrigo Adão da Fonseca

  1. paam

    Caro Ricardo,

    Nos últimos anos as atenções têm sido orientadas para o défice e o que conseguimos entretanto? Remonta a 2003 a declaração de Jorge Sampaio “Há mais vida para além do défice”, (alegadamente ele disse: há mais vida para além do orçamento). Desde 2002, eu repito, 2002 que Portugal (segundo os novos critérios do Eurostat) teve défices superiores às metas estabelecidas no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). A última vez que Portugal teve um défice inferior a 3% foi em 2002 tendo o mesmo ficado nos 2,94 por cento.
    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=15604

    Entretanto, nesta última década a divida pública subiu de pouco mais de 50% para mais de 100% do PIB enquanto o desemprego mais que triplicou dos 5% para mais de 15%.

    Andamos à 10 anos a tentar equilibrar as contas públicas e mesmo na bancarota as reformas que foram feitas são ridículas em comparação com a magnitude do problema. O que precisavamos era de uma reforma total, uma 3ª República. Actualmente esta República está moribunda, completamente desacreditada tanto nacionalmente como internacionalmente, e a tarefa de a reformar é uma tarefa titânica.

  2. Paulo Pereira

    o que é necessário é reduzir a despesa burocrática e não o deficit à custa de aumento de impostos, que dá asneira como se está a ver com a redução da receita fiscal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.